Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

sábado, 3 de março de 2012

OXIGÊNIO EM LUA DE SATURNO

A sonda espacial Cassini detectou oxigênio em uma baixa concentração em Dione, uma das luas de Saturno, o que indica que o planeta teria uma tênue atmosfera, embora muito menos densa que a da Terra.
"A sonda Cassini encontrou pela primeira vez íons de oxigênio molecular na gelada lua de Saturno de Dione", anuncia um comunicado emitido nesta sexta-feira pela equipe encarregada da missão.
No entanto, os íons de oxigênio estão muito dispersos - um por cada 11 centímetros cúbicos -, o que faz esta concentração equivalente à da atmosfera da Terra a uma altura de 480 quilômetros.
"Agora sabemos que Dione, da mesma forma que os anéis de Saturno e sua lua Rhea, é uma fonte de moléculas de oxigênio", indicou Robert Tokar, um membro da missão Cassini no Laboratório Nacional de Los Álamos (EUA).
Em sua opinião, esta descoberta confirma que o oxigênio é comum no sistema de luas de Saturno e que pode surgir em processos que não implicam formas de vida.
O oxigênio, elemento básico para a vida na Terra - onde sua concentração na atmosfera chega a cerca de 21% -, poderia se originar nas luas de Saturno devido a fótons solares ou partículas de energia que impactam contra a superfície de água gelada do satélite.
Os cientistas não pensavam que Dione, devido a seu pequeno tamanho, pudesse abrigar uma atmosfera. A nova descoberta faz deste pequeno satélite um objeto de estudo muito mais interessante.
A sonda Cassini, lançada em 1997, é uma missão que conta com a participação da Nasa, da Agência Espacial Europeia (ESA) e da Agência Espacial Italiana, cujo objetivo é estudar as mudanças climáticas em Saturno e em suas luas. 
Fonte: EFE
Dione, água em forma de gelo e oxigênio.
 Sobre Dione uma das luas de Saturno
Dione foi descoberta em 1672 por Giovanni Domenico Cassini.
Dione é composta principalmente de água, como gelo, mas em vista da sua densidade mais elevada do que as outras luas de Saturno (fora da Titan, cuja densidade é aumentada pela compressão gravitacional), provavelmente contém uma quantidade muito importante material mais denso, como as rochas de silicatos.
Imagens tiradas a 500 km de distância da nave espacial Cassini, pode confirmar que os rolos brancos são observados penhascos de gelo enorme que criss Dione.
Dione está em rotação síncrona com Saturno, faz uma revolução em si mesmo para dar uma volta ao redor de Saturno em cerca de 66 horas.
A superfície de Dione
A superfície de Dione foi moldada por uma intensa atividade como sua irmã criovulcânicas Enceladus, outra lua de Saturno.
Enceladus é mais jovem que Dione, e sua atividade é mais recente e, portanto, mais intensa.
A atividade tectônica de Dione é certamente a razão pela qual estas riscas brancas aparecem hoje.
A superfície de Dione tem certamente sido cicatrizes muito semelhante, mas o meteorito de alta atividade que foi apresentado apagou os rastros.
Dione parece Réia, uma lua de Saturno, embora ligeiramente menor. Ambas as luas têm uma composição e albedo semelhantes e ambos têm dianteiro e traseiro hemisfério diferencial.
No hemisfério traseiro de Dione é uma rede de listras claras sobre fundo escuro. O hemisfério frente é muito esburacada e clara.

O albedo de Dione diminui à medida que se move da frente para trás.
Isto é provavelmente devido a uma maior camada de depósitos de meteoritos, o que corrobora a teoria de que Dione está bloqueada em rotação síncrona de bilhões de anos.
No passado, o hemisfério oculto de Dione foi sede de um intenso bombardeio, gerando crateras de mais de 100 km de diâmetro, em comparação com crateras menores encontradas no hemisfério da frente de ordem de 30 km de diâmetro apenas.
* A superfície de Dione foi moldado por uma atividade criovulcânicas.
Dione

Lua de Saturno
Diâmetro

1118 km
Massa

1,096×1021 kg
Descoberto em

21 mars 1684
Descoberto por

Jean-Dominique Cassini
Densidade

1,44g/cm3
Temperatura

87 K ou -186°C
Albedo

0,55
velocidade orbital

10,03 km/s
semi-eixo maior

377 396 km
período orbital

66 H ou 2,736915 d
* Dione, a lua entre as sessenta luas de Saturno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário