Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

quinta-feira, 22 de março de 2012

REDUZIR O DESPERDÍCIO DE ÁGUA NO MUNDO É O APELO DA FAO

A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) pediu à comunidade internacional para reduzir o desperdício de água, por ocasião da comemoração, nesta quinta-feira, do Dia Mundial da Água.
Segundo a entidade, cuja sede fica em Roma, calcula-se que a cada ano sejam desperdiçados cerca de 1,3 bilhão de toneladas de alimentos e que uma redução de 50% nessas perdas e do desperdício de alimentos em nível mundial permitiria economizar cerca de 1.350 km3 de água a cada ano.
"A agricultura e a segurança hídrica estão interconectadas", afirma a FAO.
"Cerca de 1,6 bilhão de pessoas vivem em países ou regiões com absoluta escassez de água e em 2025 dois terços da população do planeta poderiam viver sob condições de estresse hídrico", calcula a agência especializada das Nações Unidas.
O desperdício de água na produção alimentar preocupa as autoridades internacionais. Se uma pessoa bebe uma média de 2 a 4 litros de água por dia, são necessários de 2.000 a 5.000 litros de água para produzir os alimentos que consome em um dia.
"A agricultura é responsável por 70% do total do consumo de água potável e água subterrânea em nível mundial", enfatiza a entidade, que organizou uma cerimônia em sua sede central de Roma.
O êxito na luta contra a fome depende de um melhor uso da água, sustenta a agência, que pede uma melhor gestão de "certos recursos hídricos limitados" para alimentar o planeta.
Em uma declaração lida no começo da cerimônia, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu "um uso sustentável" do recurso limitado mais importante no mundo.
Escassez de água - Foto de Mohd Rasfan/AFP
"A menos que aumentemos nossa capacidade de utilizar a água sabiamente na agricultura, não conseguiremos acabar com a fome nem com uma série de problemas diversos, como a seca e a instabilidade política", alertou Ban Ki-moon.
Segundo a ONU, em muitas partes do mundo, a escassez de água está aumentando e a taxa de crescimento da produção agrícola desacelerou, explicou o responsável da ONU.
Ao mesmo tempo, as mudanças climáticas estão agravando os riscos e a incerteza entre os agricultores, "em especial os agricultores pobres nos países de baixa renda, que são mais vulneráveis e os menos capazes de se adaptar".
O dirigente da ONU considera que garantir a segurança alimentar e hídrica sustentável para todos "requerirá a transferência das tecnologias hídricas adequadas, a promoção dos pequenos produtores de alimentos e a conservação dos serviços ecossistêmicos essenciais".
Ki-moon pediu também políticas que promovam o direito à água para todos, uma maior capacidade regulatória e igualdade de gênero.
"A água desempenhará um papel-chave na construção do futuro que queremos", disse.
Todo dia 22 de março, a aliança ONU-Água, da qual participam 28 organismos das Nações Unidas, comemora o Dia Mundial da Água como forma de chamar atenção da opinião pública sobre a necessidade de gerir de forma sustentável os recursos hídricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário