Radioatividade da usina nuclear japonesa de Fukushima chega à Europa
Por O Globo, com AP | Agência O Globo – qua, 23 de mar de 2011 16:45 BRT
VIENA - Peritos informaram nesta quarta-feira que pequenos índices de radiação, provenientes do vazamento em usina de Fukushima, no Japão, foram registrados na Islândia e a expectativa é que a radioatividade chegue na França e em outros países da Europa em breve.
Pequenas quantidades de iodo radiotivo foram detectadas na Islândia, mas o departamento de segurança radiotiva do país acalmou a população ao confirmar que a concentração de radioatividade é um milionésimo menor do que a que foi constatada em outros países europeus logo após o desastre de Chernobyl, em 1986. A iminência da chegada da radioatividade de Fukushima ao continente vem aterrorizando muitos europeus.
- A partir da mostra coletada, concluímos que não há razão para se preocupar com os níveis de radioatividade na Islândia, nem em qualquer lugar na Europa - explicou Sigurdur Emil Palsso, chefe do departamento de preparação para emergências.
Autoridades francesas afirmaram que uma quantidade muito baixa de contaminação deve atingir o país ainda nesta quarta-feira. O departamento federal alemão para proteção à radiotividade também tratou de acalmar seus cidadãos dizendo que a radiação chegará à Alemanha em níveis tão baixos, que não afetará nem os homens nem o meio ambiente.
O complexo nuclear de Fukushima foi danificado no último dia 11, quando um terremoto de 9 graus na escala Richter e uma tsunami devastaram o nordeste do Japão. Vazamentos na usina nuclear espalharam radiação pelo país, disseminando uma sensação de medo de contaminação. Doze dias depois do incidente, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) divulgou nesta quarta-feira que a situação na usina japonesa ainda é grave.
Nota do Blog: O Japão será que investiu em tecnologia para um possível desastre desta dimenssão? E nós brasileiros temos tecnologia para frear um vazamento nuclear? Sabemos que a energia nuclear e limpa e barata, pois não poluem o meio ambiente (em termos), mais devemos nos moblizar para que não se construa mais usinas nucleares no Brasil. Energia limpa é ótimo. A vida humana vale mais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário