Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

segunda-feira, 21 de março de 2011

OS CACTOS E SUAS FOLHAS


Os cactos são plantas que vivem em meios muito secos por isso não se podem dar ao luxo de desperdiçarem a pouca água disponível! Para evitarem a perda de água por transpiração, têm as suas folhas tão pequenas que estão reduzidas a espinhos! Pois é, os cactos têm as suas folhas transformadas em espinhos.
Por exemplo, algumas verduras têm aquelas folhas que comemos nas saladas e que são deliciosas. Quando alguém se esquece delas dentro de um saco de plástico fechado, num dia quente, formam-se gotas de água nas paredes do saco devido à perda de água por transpiração através das folhas. Com os espinhos dos cactos a perda de água por transpiração é mínima. Os espinhos também protegem os cactos de predadores.
Cacto - também conhecido como Palma-forrageira.

2 comentários:

  1. A natureza é fascinante. Os nordestinos agradecem esta milagrosa planta naquela região terrivelmente atacada pela seca.

    ResponderExcluir
  2. A natureza é sábia, ela faz com que as espécies se adaptem a locais de acordo com as características climáticas dos mesmos. O Homem é que quer mudar a natureza de qualquer maneira, não vai ganhar esta batalha nunca.

    ResponderExcluir