Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

terça-feira, 29 de março de 2011

O VENENO MAIS MORTAL DO PLANETA

  Rã dardo dourado

Rã dardo venenoso dourada, Phyllobates terribilis, o animal mais venenoso do mundo

Se falamos de animais venenosos, lembramo-nos rapidamente de serpentes, aranhas e escorpiões.

Temos exemplos claros disso mesmo, como a serpente taipan, da Austrália, a mais venenosa do mundo: uma mordidela sua tem suficiente veneno para matar até 100 pessoas.



Outro exemplo é a aranha armadeira ou aranha da banana, que mata em poucas horas, ou o escorpião perseguidor da morte, africano, que causa a morte com bastante probabilidade.


 
 
No entanto, outros animais não tão relacionados por nos com o veneno podem concorrer com estes, como o
polvo de anéis azuis,
um bonito animal com neurotoxinas mortais, cuja mordedura quase não se nota, até sentirmos os músculos relaxados, e deixarmos de respirar...
 
 
 

 
 
Ou a vespa-do-mar, uma medusa ou água viva comunente chamada, do Pacífico, mais facilmente encontrada perto da Australia, com tentáculos de até 3 metros, e que mata a uma pessoa em... 2 minutos!

 
 
 
 
 
 
Ou o peixe pedra, sempre escondido, mal se vê, na costa australiana onde mora, entre os corais, mas com 13 espinhas que, por contacto, matam qualquer animal que se aproxime o suficiente. Incluídos os humanos. Parece que de fato Australia é um bom lugar para animais venenosos. Este peixinho é o segundo mais venenoso dos apresentados até agora, só superado pela taipan.






Mas, em primeiro lugar, mais venenosa que os outros todos, temos uma rãzinha, a dardo venenoso dourada (Phyllobates terribilis), da América central e do Sul, presente na Floresta Amazônica com um venenozinho na pele que é obra: duas microgramas, que cabem na cabeça de um alfinete, matam por contacto (por contacto, não é necessário ingerir) um mamífero médio o grande. Ou seja, uma vaca, ou uma pessoa.
Fala-se de casos de cães e galinhas que morreram por ter passado por cima de folhas pelas que tinha passado a nossa rã. Com 2 centímetros e meio de tamanho, calcula-se que tem veneno suficiente para matar 1.500 pessoas. Sabem de onde vem o seu nome? Os indígenas da região amazônica passam as pontas das suas setas ou dardos por cima dela, pela sua pele, para depois caçar com estas setas envenenadas

12 comentários:

  1. o veneno deste animal matou o cientista Augusto Ruschi que era uma pessoa muito preocupada com a preservação ambiental numa conversa com os indios que tentaram cura-lo ele disse: “Eu sabia que o sapo era venenoso. Mas estava vivendo um momento de muita emoção, de fúria mesmo, ao me deparar com um beija-flor que nunca havia visto antes e que é considerado o mais bonito do Brasil. Seu nome vulgar é luz-de-fogo ou véu-de-fogo e o nome científico é Topaza pella. Foi nessa hora que acabei tocando no sapo”. Uma fatalidade.

    ResponderExcluir
  2. Foi uma pena ter acontecido isto, mas este ilustre cientista deixou sua valiosa contribuição para a humanidade. Bem dizem que os maiores venenos estão nos pequenos frascos.

    ResponderExcluir
  3. Então vou correr de mulher baixinha, rsrrsrsrrsr.

    ResponderExcluir
  4. Então pode começar. rsrsrsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  5. KKKKKKKKKKKKKKKKkkkkkkkkkkkkk, coitadas das baixinhas. (sem preconceito)

    ResponderExcluir
  6. O que matou Ruschi foi o dendrobates e não esse aí, que é ainda pior.

    ResponderExcluir
  7. dendrobatidae é a família que ela e outras espécies pertencem.

    ResponderExcluir
  8. esses rãs devia ter em mercados para comprar e dar de presente pra sogras kkkkkkk..

    ResponderExcluir
  9. Eu acho melhor soltar milhares dentro do Congresso e do Senado Federal, iria fazer um bem enorme à Nação, pois esses FDP estão aprovando o fim do 13 salário na calada da noite. Corja as mordomias e as vergonhosas ajudas de custo de todo tipo que recebem, eles não cortam.

    ResponderExcluir
  10. O gente só agora que vcs me avisam! Sacanagem! Minha mulher é baixinha mesmo! Kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  11. Acho que são os melhores perfumes que estão nos menores frascos e não o veneno...ou não?!?! rsrs

    ResponderExcluir