Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

domingo, 20 de março de 2011

Resgate nuclear prossegue no Japão; radiação ainda vaza

TÓQUIO, 19 de março (Reuters) - Engenheiros obtiveram algum sucesso na missão de deter o desastre na usina nuclear atingida por um tsunami no Japão, mas evidências de pequenos vazamentos de radiação sublinharam os perigos da pior crise nuclear desde Chernobyl 25 anos atrás.
Trezentos técnicos vêm lutando dentro de uma zona de risco para salvaguardar a usina Fukushima, de seis reatores, desde que foi atingida pelo terremoto e pelo tsunami que mataram 7.508 pessoas e deixaram 11.700 desaparecidos no nordeste japonês.
A crise múltipla e inédita custará à terceira maior economia do mundo quase 200 bilhões de dólares, o maior esforço de reconstrução do Japão desde a Segunda Guerra Mundial.
O acidente também afetou centrais nucleares ao redor de todo o mundo.
Como sinal encorajador para os que trabalham em Fukushima, a situação no reator mais crítico, o de número 3 - que contém plutônio altamente tóxico - parece ter se afastado do limite depois que carros de bombeiro o molharam durante horas.
Também progrediu o trabalho para reativar a eletricidade nas bombas de água usadas para resfriar o combustível nuclear superaquecido.
"Estamos fazendo progressos... (mas) não devemos ser muito otimistas", disse Hidehiko Nishiyama, vice-diretor da Agência de Segurança Nuclear do Japão.
Os engenheiros conectaram um cabo de força aos reatores 1 e 2, esperando restabelecer a eletricidade no final deste sábado. Eles também esperam chegar aos reatores 3 e 4 em breve para testar o religamento das bombas.
O sucesso pode ser uma guinada em uma crise já vista como tão grave quanto o acidente de Three Mile Island, nos Estados Unidos, em 1979. Senão, medidas drásticas podem ser necessárias, como cobrir a usina de areia e concreto como foi feito em Chernobyl após o pior desastre com um reator nuclear em 1986.
Os sistemas de resfriamento foram reativados nos menos críticos do seis reatores, 5 e 6, usando geradores a diesel.
"Parece que a situação se estabilizou em parte, mas ainda é muito séria", declarou Bo Stromberg, um analista da Autoridade de Segurança em Radiação da Suécia.
O Japão encobriu informações sobre acidentes nucleares, além de ocultar os custos e problemas associados às suas usinas. A afirmação é de um despacho da embaixada dos Estados Unidos em Tóquio, obtida pelo site WikiLeaks e divulgada pelo site jornal inglês Guardian.
SOBRE O NÚMERO DE MORTOS E DESAPARECIDOS
As buscas por milhares de desaparecidos continuaram no sábado e o governo do Japão confirmou a morte de 7.348 pessoas desde o terremoto e a tsunami da última semana, enquanto 10.947 pessoas estão desaparecidas e 2.603 feridas.
As buscas e os esforços de resgate foram interrompidos em alguns pontos por causa da neve e uma das principais preocupações é o restabelecimento da energia e o resfriamento da usina nuclear Fukushima Daiichi.
O Corpo de Bombeiros de Tóquio também iniciaram um novo método para jogar água do mar por até sete horas nos arredores do reator 3 de Fukushima Daiichi. Até agora bombeiros, soldados e funcionários da Tokyo Electric Power Co. trabalhavam manualmente mas com intervalos para evitar a exposição à radiação.
O diretor da Tokyo Electric, Akio Komiri, chorou depois de uma reunião em Fukushima sobre a exposição aos níveis de radiação. Em nota, o presidente da companhia, Masataka Shimizu, pediu desculpas por causar tanta preocupação e incômodo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário