Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

segunda-feira, 5 de março de 2012

AMAZÔNIA ESTÁ A PERDENDO A “BATALHA” CONTRA O AQUECIMENTO GLOBAL

A floresta tropical pode vir a ser a principal fonte de emissão de gases poluentes
As árvores da Amazônia absorvem
dióxido de carbono da atmosfera
A floresta tropical da Amazônia, tradicionalmente considerada como um escudo contra o aquecimento global poderá vir a ser uma fonte de emissão de gases poluentes devido ao desmatamento, alertam investigadores num artigo publicado na revista Nature.
Segundo os cientistas, explicam que a floresta amazônica está “em transição” devido à atividade humana, podendo ser um emissor de dióxido de carbono e aumentar o efeito estufa na atmosfera.
Em meio século, a população da região da Amazônia, no Brasil, passou de seis para 25 milhões de pessoas, o que levou a uma redução da superfície florestal em benefício da agricultura e da extração de madeira, assinala o artigo.
Os investigadores sustentam que o saldo carbônico da Amazônia, isto é, a quantidade de carbono retida na atmosfera, está prestes a alterar-se.
Florestas antigas como a Amazônia são peças-chave para enfrentar o aquecimento global, já que as suas árvores absorvem dióxido de carbono da atmosfera durante o processo natural de fotossíntese.
Contudo, quando as árvores apodrecem, são queimadas ou derrubadas para dar lugar a áreas agrícolas, o carbono regressa à atmosfera, aumentando o efeito estufa.
“A biomassa da floresta amazônica contém cerca de cem bilhões de toneladas de carbono, o que equivale a mais de dez anos de emissões mundiais de combustíveis fósseis”, realçam os investigadores, defendendo que o aquecimento global, “ao modificar os parâmetros meteorológicos”, poderá levar à perda desta reserva.
De acordo com os cientistas, o risco de perda de carbono cresce se a seca aumentar com as alterações climáticas.

2 comentários:

  1. Esta realidade assusta, mas acredito que haja um público de sentimentos nobres que vencerão esta batalha. Não é possível que uma situação de extrema necessidade de sobrevivência do planeta esteja sendo tão ignorada. Ou será que estou errada?

    ResponderExcluir
  2. Acho a situação bastante complexa, ninguém está preocupado com o futuro do planeta. Só pensam no agora. Uma lástima, os valores do homem estão se perdendo com o tempo.

    ResponderExcluir