Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

terça-feira, 10 de abril de 2012

BRÓCOLI ROMANESCO, UMA VARIEDADE EXÓTICA!

Conhecida por Couve-Flor Romanesco ou Brócoli Romanesco, esta variedade do gênero Brássica Oleracea é originária da Itália. Produz uma cabeça densa, verde-limão formada por floretes, em formas espirais (fractal*), extremamente atrativos.

Romanesco ou Brócoli Romanesco
Oferecendo um distinto sabor que é descrito como "mais sofisticado do que brócolis", o Romanesco delicia gourmets com um paladar que lembra uma mistura de couve-flor e brócolis. Diferente dos outros tipos de brócolis, o Romanesco é tão suave e crocante que pode ser comido cru.
É uma das plantas mais estranhas e intrigantes que já pude ver.
O romanesco é a inflorescência comestível (Brassica oleracea var. botrytis), uma variedade da espécie a que pertencem também a couve-flor, o brócolis, a couve, o repolho e a couve-de-bruxelas.
É originário da Itália e mais precisamente de Roma. Há registros de sua utilização desde o século XVI, mas somente nas últimas décadas veio a ser disponível e conhecido em outros países.
Sua forma geométrica é muito decorativa, e sua disposição espiralada é muito citada como exemplo de forma fractal na natureza, e ilustra as leis da filotaxia. 
Uma elegância exótica.
Sua consistência é ainda mais tenra que a da couve-flor, devendo, portanto ser apenas levemente cozido, e podendo também ser utilizado cru, em saladas.


*Um fractal é um objeto geométrico que tem a sua forma original quando dividida em partes, repetidas em suas próprias partes infinitamente. São geralmente auto-similares e independem de escala. Em muitos casos um fractal pode ser gerado por um padrão repetido, tipicamente um processo recorrente. As formas geralmente são encontradas na natureza, e podem ser criadas também através de fórmulas matemáticas. As imagens resultantes destes cálculos são impressionantes pelos seus detalhes, beleza e pela sensação de infinito que elas demonstram.

Um comentário:

  1. Adorei o formato , mas gostaria de saber onde encontrar para poder experimentar , porque eu amooooooo brócolis e couve flor .Meu e-mail é thyaguinho.lindo@hotmail.com , obrigada desde já , Maria.

    ResponderExcluir