Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

terça-feira, 10 de abril de 2012

ASFALTO POROSO UMA SOLUÇÃO PARA A INFILTRAÇÃO DAS ÁGUAS PLUVIAIS

Desenvolvido pela Escola Politécnica da USP, o asfalto poroso pode ser a melhor alternativa para frear as catástrofes ocorridas devido aos acidentes naturais.
Sãos dois tipos: um feito com placas de concreto e outro com asfalto comum misturado a aditivos. Nos dois tipos acontece uma maior retenção da água, fazendo com que ela retorne para o solo e não cause  enchentes.
Os experimentos aconteceram num estacionamento da própria USP e o resultado apontou para uma absorção de 100% da água da chuva.
Uma solução para as grandes cidades
“A impermeabilidade do asfalto comum é uma das grandes vilãs do meio ambiente urbano, pois não permite que a água seja absorvida pela terra e ajuda a causar as enchentes. Os pavimentos que desenvolvemos são diferentes, pois são capazes de devolver parte da permeabilidade ao solo e consegue absorver a água com muita rapidez”, explica o o professor e coordenador da pesquisa José Rodolfo Scarati Martins.
Testes ainda deverão ser feitos para avaliar o tempo de desgaste do asfalto e a qualidade da água retida. A Prefeitura de São Paulo também apoia o projeto.
Lembrando que estas ações são apenas paliativas e emergenciais no controle das causas naturais.  O que precisa ser feito é a conscientização ambiental.

2 comentários:

  1. Quando eu citei o asfalto poroso e o concreto poroso em um debate sobre sustentabilidade e meio ambiente, me olharam como eu fosse um ET.
    Este tipo é usado por varias prefeituras dos Estado Unidos e Canada.
    Alem de evitar as enxurradas permite a agua fluir no lençol freatico indo lentamente para os arroios e rios. Genial e fazivel.
    Eng. Joel Robinson

    ResponderExcluir
  2. Verdade uma tecnologia barata e que traz efeitos benéficos ao meio ambiente, alem de amenizar tragédias e perdas por inundações nas grandes cidades.

    ResponderExcluir