Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

MOSQUITOS GENÉTICAMENTE MODIFICADOS PARA COMBATER A DENGUE

Cientistas querem introduzir no Panamá mosquitos geneticamente modificados por uma empresa britânica para combater o inseto transmissor da dengue, informou nesta quarta-feira Néstor Sousa, diretor do Instituto Comemorativo Gorgas de Estudos de Saúde, com sede no Panamá.
Os mosquitos OGM (organismos geneticamente modificados) introduzidos seriam machos que competiriam com seus congêneres pelas fêmeas, cuja descendência morreria por não conseguir sobreviver à fase de larva na água, a menos que recebam um suplemento nutritivo.
Esta característica corresponde a um gene introduzido em laboratório pela empresa de biotecnologia britânica Oxytec. Este processo tecnológico, ainda em fase de estudo e para o qual foram realizadas experiências em Brasil, Malásia e Ilhas Caiman, têm efeitos adversos teóricos, mas nenhum real, afirmou Sousa, nesta quarta-feira, durante uma conferência.
Mas a técnica e a modificação genética geram muitos temores entre grupos de ecologistas, ainda mais porque até o momento não há autorizações para este tipo de prática e os projetos para compra dos mosquitos OGM da Oxytec devem aguardar autorizações oficiais.
Sousa tenta tranquilizar os críticos. "Os efeitos adversos teóricos existem, mas não há um risco real", insistiu, acrescentando que este método de controle é "mais seguro para o ambiente" do que os inseticidas.
Trata-se de "uma nova tecnologia para controlar as populações de mosquitos 'Aedes aegypti' (...), ficou demonstrado que se você libera estes mosquitos machos, periodicamente a população diminui", disse Sousa.
Mosquitos “Aedes aegypti” transmissor da dengue, manipulados em laboratório da Martinica, 
em setembro de 2010 - Foto de Patrice Coppee/AFP/Arquivo
Além disso, assegurou que não há impacto ecológico ao eliminar o 'Aedes aegypti' porque os mosquitos podem fazer "suas mesmas funções" no ecossistema.
A tecnologia RIDL, da Oxytec, é uma variação melhorada da Técnica do Inseto Estéril, usada no Panamá há vários anos para controlar a bicheira ('Cochliomyia hominivorax').
Nesta técnica, machos "estéreis" são liberados para acasalar com fêmeas silvestres, reduzindo o êxito reprodutivo destas fêmeas. Repetidas liberações levam, portanto, à supressão da população silvestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário