Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

EAD

sábado, 5 de maio de 2012

SUPER LUA ACONTECE NESTE SÁBADO

Última vez que perigeu aconteceu foi em 19 de março do ano passado
Foto: Sandro Rib/vc repórter
Lua estará 14% maior e 30% mais brilhante
Uma "super Lua" acenderá o céu deste sábado à noite em um show cósmico visto uma vez por ano, ofuscando uma chuva de meteoros formada por restos do Cometa Halley, segundo a agência espacial dos Estados Unidos, a Nasa. A Lua vai parecer especialmente grande e brilhante, uma vez que atingirá seu ponto mais próximo da Terra, ao mesmo tempo em que está em sua fase cheia, informou a Nasa.
"É uma 'super Lua', cerca de 14% maior e 30% mais brilhante que outras luas cheias de 2012", afirmou a agência em comunicado. O termo científico para o fenômeno é "lua perigeu".
Turistas observam a Lua surgir por trás do Templo de Poseidon, no Cabo Sounion, a sudeste de Atenas, na Grécia, neste sábado (5) (Foto: Dimitri Messinis/AP)
A Lua segue uma trajetória elíptica ao redor da Terra com um dos lados - ou perigeu - cerca de 50 mil km mais perto que o outro - ou apogeu. A Lua atingirá o perigeu às 00:34 (horário de Brasília) de domingo. Um minuto depois, ela vai se alinhar com a Terra e o Sol, para se tornar cheia.
A última Lua perigeu aconteceu em 19 de março de 2011. A Lua cheia perigeu pode ocasionar marés que mais altas que o normal, mas apenas em alguns centímetros.
Comparação entre a 'supermoon' com uma lua
normal (Foto: Laboratório Nacional de
Astrofísica de Itajubá )

2 comentários:

  1. Realmente deslumbrante!!! Felizmente as nuvens estão dispersando e deixando mostrar este acontecimento fantástico da natureza. Vou tentar fotografar.

    ResponderExcluir
  2. Hoje acho que ela vai ficar maior e mais nítida.

    ResponderExcluir