Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

A superioridade das fêmeas

A superioridade das fêmeas


Dois galos no mesmo terreiro!! Sempre ouvi dizer que não dava certo! E parece que há uma certa verdade científica neste ditado popular.

A superioridade é sobretudo das fêmeas, e não dos machos. As fêmeas vão até ao fim na escolha do esperma que preferem.
As galinhas ejectam imediatamente a maior parte do ejaculado, de forma que a maioria das células nem inicia a corrida. Mesmo passando a primeira barreira, os viajantes ardentes têm de nadar através de um trato interno tortuoso, perdendo-se em canais de armazenamento, cada um deles com um filtro na abertura, onde podem permanecer durante dias ou semanas. Muitos dos que chegam a porto seguro são deficientes — possuem duas caudas ou uma cabeça fracturada —, mas todos os que são liberados parecem de perfeita saúde.
O armazenamento de esperma permite que uma fêmea recolha amostras de vários parceiros até se decidir sobre quem entra no santuário.
Numa experiência misturaram-se as doações de quinze perus machos e inseminou-se uma fêmea com o cocktail. A receptora eliminou as células de segunda categoria e apenas um animal fertilizou todo a ninhada. Como exemplo da sutileza da escolha, os galos mais vistosos e dominantes atraem mais parceiras, mas as células sexuais dos seus subordinados têm melhor desempenho uma vez no interior das receptoras.
Estes fato está de acordo com a lógica de Darwin: a competição por um parceiro e a escolha por outro.
Fonte : Steve Jones (A Descendência do Homem)

2 comentários: