Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

A BANALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO


Estamos vivendo um momento de muita confusão, equívocos e banalização da educação no Brasil. É tão simples resolver essa questão. Basta que nossos governantes tenham a chamada Boa Vontade. Enquanto nossos olhos continuarem fechados para um assunto de extrema responsabilidade, as portas da criminalidade estarão abertas. Não tem outra saída: As crianças e adolescentes de hoje precisam de uma educação séria. Séria em todos os sentidos.
Atualmente, nossos professores, educadores e docentes em geral não aguentam a falta de disciplina dos educandos. Não só de disciplina, como de postura estudantil, de comprometimento com o saber, da mais pura insensatez estudantil; enfim, de tudo que norteia a relação entre educado e educando. Não há interesse no saber; não há, na verdade, busca pelo conhecimento. Busca pelo aprendizado. Encontramos no país uma série de analfabetos funcionais e em breve vamos ter graduados funcionais. Com nível superior mais que não sabem, sequer, para que serve. Por causa dessa facilidade que estamos vendo para ter o diploma de nível superior.
Pensam, a maioria deles, que com o Certificado de Conclusão poderão dirigir-se aos ‘melhores' empregos ofertados na sociedade. Acorda Brasil, diploma de nível superior não garante vaga no mercado de trabalho.

Coloco aqui um vídeo da professora Amanda Gurgel que calou a boca dos Deputados Estaduais do Rio Grande do Norte, e falou o que está engasgado no goela de todos os profissionais de educação de nosso país.

9 comentários:

  1. Na verdade, os desafios das universidades públicas são os mesmos de toda a educação pública, em todos os seus níveis e modalidades, resumindo-se no conflito dilemático que atravessa a realidade social brasileira da atualidade: o confronto entre uma educação pautada nas premissas da teoria do capital humano e uma educação que se quer identificada com a teoria da emancipação humana, entre uma educação que se coloca a serviço do mercado e uma outra que se quer a serviço da construção de uma condição de existência mais humanizada, onde o trabalho é uma mediação essencial do existir histórico das pessoas e não um mero mecanismo da produção para o mercado. Sem prejuízo de seu compromisso de preparar as novas gerações para a esfera do trabalho, pelo adequado domínio dos saberes científico e tecnológico, a educação não pode deixar de investir também no amadurecimento de uma nova consciência social e no aprimoramento da formação cultural dessas gerações. Desse núcleo aglutinador de suas tarefas, nenhuma universidade pode abrir mão sob pena de se descaracterizar integralmente e de comprometer sua identidade fundamental.

    ResponderExcluir
  2. Engraçado que a Globo vai colocar amanhã, em rede nacional. Gostaria de pautar aqui uma fala de minha vizinha, que procura uma "lavadeira", que já não existe no cenário de minha cidade, interiorana de aproximadamente 20 mil habitantes, porque, ninguém mais quer este tipo de serviço, e outros mais que estão em decadência em nosso país.
    Na verdade a educação se perdeu no paradigma que o certificado vale mais que o conhecimento, grande balela. Não apresenta prognóstico de um futuro certo e palpável para as futuras gerações. O momento é de oferecer ensino superior à todos, a qualidade não importa.

    ResponderExcluir
  3. Grande Amanda Gurgel!!! Você sim é uma mulher de qualidade. Nem sempre calar-se representa sabedoria. Grande Bertold Brecht, quando falou do analfabeto político!!! Os grandes e únicos responsáveis pela geração de bestas feras são exclusivamente dos políticos que colocamos para "governar" este país. A situação de carência absoluta de condições básicas de sobrevivência embrutece nosso país há décadas. Estamos vendo que implorar por educação não é prioridade para essa casta de políticos. Chega de individualismo e querer levar vantagens em tudo, principalmente fechando os olhos para este problema gravíssimo, brutal e intolerante com relação a educação. Nosso país sempre foi e continua sendo governado por gangues das mais perversas e olhem o resultado de tanta tolerância deste povo omisso! A EDUCAÇÃO VEM DE CIMA! TOMARA QUE HAJA MAIS AMANDAS PARA ENGROSSAR A FILA DE REVOLTADOS CONTRA ESTA SITUAÇÃO DEGRADANTE, PERVERSA E DESRESPEITOSA e que não é a única falida em nosso país. COM A FORÇA DE UM POVO UNIDO, CONSCIENTE E REVOLTADO, NÃO HÁ POLÍTICO QUE RESISTA.

    ResponderExcluir
  4. Megui, o que me dói, é saber que toda imprensa sabe, dos problemas que vive a educação em nosso país, e não fazem nada para mudar o quadro. Qunado aparece uma Amanda da vida, eles levam pra televisão, não para alertar o povo, mais sim para aumentar a sua audiência, e a cordeirada bate palmas. Temos uqe nos conscientizar e deixar de votar nesta corja, que sai entra ano, estão no poder. Deveria ser proibido reeleição. Isto ajuda a criar as máfias da política e outras coisas mais, que não quero colocar aqui.

    ResponderExcluir
  5. A mídia é muito podre e nós sabemos que o governo é o maior e mais espetacular cliente das empresas de comunicação. Quem disse que eles vão botar dedo nas feridas destes políticos??? E tem mais; UNIVERSIDADE é outro tipo de metástase do desgoverno de educação neste país. PROUNI é uma farsa criada para abater as dívidas gigantescas de impostos que este seguimento perverso têm com o país. Universitários semi-analfabetos zeram nos vestibulares e conseguem ter diplomas numa universidade. É A INDÚSTRIA DO FAZ DE CONTA. HÁ GIGANTES DISTORÇÕES EM NOSSO PAÍS. É PRECISO UMA GRANDE REVOLTA DA NAÇÃO INTEIRA.

    ResponderExcluir
  6. Pois é, olha que eu coloquei esta postagem, na sexta-feira, e sempre venho falando sobre isto, inclusive com meus filhos. Hoje a educação de nível técnico, de qualidade, tem mais empregabilidade do que alguns cursos superiores, me desculpe a expressão, "feito nas coxas". Próxima à cidade que eu moro, tem uma Universidade que o vestibular são 10 questões e uma redação, lembro-me, certa vez, que uma das questões do vestibular era: Qual o nome da namorada do Mickey (Walt Disney)? Pela pergunta, dá para imaginar os profissionais que saem formados de tal instituição.

    ResponderExcluir
  7. É por isso que sempre digo que sou cética. Não boto fé em ninguém mesmo neste país. Nós não somos expertos mesmo. Deveríamos deixar de pensar no coletivo e começarmos a cuidar de nós mesmos.Por exemplo, fundarmos igrejas, universidades, ONGs, etc.... Isso dá uma granaaaa!!!! E ainda vamos agradar toda essa massa medíocre.

    ResponderExcluir
  8. Vamos fundar uma Igreja, vamos vender "Deus" vou virar profissional dele. Igreja da libertação Incondicional.

    ResponderExcluir
  9. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Enfadonho vai ser gastar saliva e tempo falando pro povão tremendamente doente da espírito. Será que você aguenta?

    ResponderExcluir