A unidade básica das plantas (assim como a dos outros seres vivos) é a célula, sendo a célula vegetal diferenciada dos animais. Tais células encontram-se agrupadas por uma substância cimentante, e interligadas por canais que transportam água e alimento de uma célula para outra.
Alguns grupos de células são diferentes dos outros, seja na aparência ou na função. Estes agrupamentos são chamados de tecidos, e podem corresponder a um conjunto de células semelhantes (tecidos simples) ou a células diferentes que, juntas, possuem uma função definida (tecidos complexos).
Célula Vegetal |
Finalmente, os tecidos formam os órgãos, que juntos realizam as diferentes funções necessárias para que a planta realise todo o seu ciclo de vida. Abaixo poderemos observar as funções e o detalhamento deste órgãos.
Órgãos principais: Para saber mais sobre as funções desempenhadas por cada uma das partes, é so clicar em cima da palavra e se abrirá um novo link.
- Raiz:
Raiz |
Caule e sua estrutura |
Variações: Tronco, Tubérculo, Estolho, Rizoma
Tecidos: Medula, Xilema ou Lenho Câmbio vascular, Floema, Câmbio cortical, Córtex ou Súber
Tecidos: Medula, Xilema ou Lenho Câmbio vascular, Floema, Câmbio cortical, Córtex ou Súber
Folha e estrutura |
Tecidos: Xilema, Floema, Mesófilo, Epiderme, Cutícula
Outras estruturas: Nervuras, Estomas, Tricomas
Outras estruturas: Nervuras, Estomas, Tricomas
Flor e suas partes |
Partes: Pedicelo, Receptáculo, Cálice, Sépalas, Corola, Pétalas, Androceu, Estames, Anteras, Pólen, Gineceu, Pistilo, Carpelo, Ovário, Estilete
Agrupamento de flores: Inflorescência
Agrupamento de flores: Inflorescência
Fruto |
Semente |
Obs: em outra postagem falarei sobre a Anatomia da Semente. Aguardem!!!
Referências bibliográficas
ESAU, Katherine. Anatomia das plantas com sementes. Trad. Morretes, Berta Lange de. Ed. Edgard Blücher LTDA. São Paulo: 1974.
Nenhum comentário:
Postar um comentário