O HPV é a sigla em inglês de Human Papilomavirus, papiloma vírus humano em português.
Vacina Contra o HPV |
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso da vacina contra o HPV para pessoas do sexo masculino com idade entre 9 e 26 anos. A decisão foi baseada em estudos apresentados pela empresa Merck Sharp&Dohme e publicados no New England Journal of Medicine; foi formalizada no dia 5 de maio e publicada no Diário Oficial da União de 23 de maio deste ano.
A vacina quadrivalente, a mesma utilizada para mulheres, atua contra os tipos 6, 11, 16 e 18 da doença e terá efeito na prevenção de verrugas genitais externas. O estudo não demonstrou, porém, a eficácia da vacina para outros desfechos clínicos como a prevenção de lesões pré-cancerosas genitais, câncer peniano, perineal e perianal ou câncer anal.
Basta ter uma vida sexual ativa para fazer parte do grupo de risco. A doença sexualmente transmissível afeta a pele e as mucosas e pode provocar o surgimento de lesões genitais. De acordo com dados do Inca, estudos mostram que, no mundo, 50% a 80% das mulheres sexualmente ativas serão infectadas por um ou mais tipos de HPV em algum momento de suas vidas.
Vacine-se |
HPV e Câncer
Um levantamento do Hospital A. C. Camargo, de São Paulo, mostrou que o número de casos de câncer de boca associados ao HPV aumentou de 3% para 32% nos pacientes de até 40 anos nos últimos 15 anos.
No caso dos tumores de orofaringe - sistema que abrange as amígdalas, a língua e o palato - a porcentagem de pacientes que apresentam infecção por HPV aumentou de 23% para 80% no mesmo período.
Embora seja uma doença comum ao sexo feminino quanto ao masculino, as mulheres têm mais chances de contaminação. “As mulheres possuem uma resistência mais baixa à infecção pelo HPV, quando comparadas aos homens, por possuírem uma alteração da imunidade ao longo do ciclo menstrual, o que não ocorre no sexo masculino”.
Ciclo do HPV na formação do Câncer de Útero |
Espero que a sociedade sexualmente ativa leiam e tomem as devidas medidas preventivas. Será que lerão?
ResponderExcluirEspero que sim. O povo anda brincando com as DST e acabam por provocar colapso no sistema de saúde, que já é péssimo em nosso país.
ResponderExcluirO sexo seguro é uma farsa. Não existe sexo seguro que não seja a abstinência completa.
ResponderExcluir