Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

TERREMOTO DE 8,7 EM FRENTE À COSTA DA SUMATRA

Um terremoto de magnitude 8,7 ocorreu nesta quarta-feira em frente à costa ocidental da ilha indonésia de Sumatra, anunciaram as agências de Geofísica da Indonésia e dos Estados Unidos, provocando um alerta de tsunami no conjunto do Oceano Índico.
O tremor ocorreu às 08H38 GMT (05H38 de Brasília), a 33 km de profundidade e 450 km a sudoeste de Banda Aceh, a capital da província homônima, informou o Instituto americano de Geofísica (USGS).
O Centro americano de Vigilância de Tsunamis no Pacífico decretou o estado de alerta para todo o Oceano Índico.
Veja o Vídeo

"Os terremotos desta magnitude podem potencialmente provocar tsunamis devastadores que podem alcançar o conjunto da região do Oceano Índico", advertiu o centro em um comunicado.
A Índia decretou um alerta de tsunami para as ilhas Andaman e Nicobar, enquanto as costas de Andhra Pradesh e do Tamil Nadu, no sul e no sudeste do país, foram colocadas sob extrema vigilância.
Já o governo do Sri Lanka emitiu um alerta de tsunami válido para toda a ilha e ordenou à população que vive na costa que busque refúgio no interior, expressando temores de uma sequência de fortes ondas na costa oriental da ilha.
As autoridades tailandesas, por sua vez, lançaram um alerta de tsunami e pediram a evacuação da costa do mar de Andaman.
"As pessoas que vivem na costa de Andaman devem se deslocar a pontos elevados e permanecer o mais longe possível do mar", indicou o Centro Nacional de Gestão de Catástrofes da Tailândia.
A eletricidade foi cortada, há engarrafamentos para acesso a terrenos elevados.
Sirenes estão tocando em todos os lugares.
O tremor foi sentido por cerca de 5 minutos, explicou um jornalista da AFP situado em Banda Aceh.
A ilha de Sumatra, situada no noroeste do arquipélago indonésio, já havia registrado em 2004 um terremoto de magnitude 9,3, que provocou um tsunami e deixou mais de 220 mil mortos em uma dezena de países do sudeste asiático.
Terremotos são frequentes na região
O terremoto de hoje aconteceu cerca de 180 km ao sul do epicentro do maior tremor dos últimos anos em todo o mundo, o sismo de 9,1 graus que gerou um tsunami devastador em dezembro de 2004, matando mais de 230 mil pessoas em 12 países. 
A região da Indonésia é frequentemente afetada por grandes terremotos. O país se localiza no Círculo de Fogo do Pacífico, no encontro de três grandes placas tectônicas - a placa da Eurásia, da Austrália e do Pacífico - o que provoca frequentes erupções vulcânicas e tremores. O terremoto de hoje aconteceu na costa oeste do país, no oceano Índico.
No ano passado, houve cinco terremotos com 7 graus na escala Richter ou mais nas ilhas do país ou próximos à costa. Um deles, de 7,5 graus, matou cerca de 1.100 pessoas na ilha de Sumatra. 
Epicentro
Intensidade
O terremoto de 8,7 graus de magnitude na escala aberta Richter que atingiu nesta quarta-feira a região norte da ilha da Sumatra, na Indonésia, liberou uma energia equivalente a 100 milhões de toneladas de TNT (trinitrotolueno), contabilizou o Ilustre Colégio Oficial de Geólogos (ICOG) da Espanha.
Com explica em nota à imprensa o presidente do ICOG, Luis Suárez, o terremoto, que teve epicentro a 495 quilômetros de Banda Aceh, a capital da região indonésia de Aceh é "de grande magnitude".
Suárez explica que por se tratar de um terremoto com origem profunda "os danos em superfície poderiam ser limitados", embora alerta sobre o risco de um possível tsunami atingir toda a costa do oceano Índico e de réplicas de "menor intensidade".
De fato, em apenas poucas horas foram emitidos dois novos alertas de tsunami após o terremoto de 8,7 graus de magnitude e outro de 8,2 graus.
Suárez lembra que a Indonésia fica na região conhecida como o Anel de Fogo, onde confluem a placa Euroasiática e a placa Pacífica, "uma das regiões com maior intensidade sísmica da Terra", que registra em média 7 mil sismos por ano, "embora a maior parte seja de baixa intensidade".
Réplicas
Um terremoto de 8,2 graus de magnitude na escala Richter atingiu nesta quarta-feira a ilha de Sumatra, na Indonésia, que já se encontra sob alerta de tsunami.
Este terremoto é a terceira réplica ao tremor de 8,7 graus que afetou essa região da Indonésia e gerou um alerta de tsunami em 28 países banhados pelo Oceano Índico.

3 comentários:

  1. Não se preocupem, está tudo normal...

    ResponderExcluir
  2. Normal para as pessoas que não pensam ou não enxergam que a natureza do planeta está mudando drásticamente.

    ResponderExcluir
  3. Aceitar que tudo ruma para a destruição implica em aceitar que os profetas antigos estavam com a razão. É por isso que os negacionistas negam as evidentes transformações e não dão o braço a torcer. Para eles, negar é mais importante do que a verdade. Quando não houver mais jeito, eles admitirão os fatos mas lhes darão outros nomes para parecer que estão falando de outras coisas.

    ResponderExcluir