Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

domingo, 15 de maio de 2011

TERREMOTO NA COSTA BRASILEIRA -PRÓXIMO AO NORDESTE


Um terremoto de magnitude 6 foi registrado neste domingo, 15, no Oceano Atlântico na costa do Brasil, informou o centro de pesquisa geológica dos Estados Unidos. O tremor aconteceu às 10h08 no horário de Brasília e foi localizado 1.277 quilômetros a leste-nordeste de Natal.
O centro de pesquisa norte-americano informou que o terremoto aconteceu a uma profundidade de nove quilômetros, mas não há indicações imediatas de tsunami.
Procurado pela Agência Estado, o Centro de Gerenciamento de Emergência e Defesa Civil do Rio Grande do Norte (Ceged) informou que até o momento não tem informações sobre o assunto.
Fonte: Estadão

Detalhes do terremoto
·         Este evento foi comentado por um sismólogo.
6.0
·         Domingo, 15 de maio de 2011 às 13:08:12 UTC
·         Domingo, 15 de maio de 2011 às 11:08:12 na epicentro
N ° 0,461, 25,601 ° W
10 km (6,2 milhas), criado pelo programa local
CENTRAL Colina do Atlântico Médio
·         1276 km (793 milhas) ENE (57 °) de Natal, Brasil
·         1624 km (1.009 milhas) S (188 °) de Praia, Cabo Verde
horizontal + / - 9,5 km (5,9 milhas), profundidade de fixados pelo programa local
NST = 143, Nph = 143, Dmin => 999 km, Rmss = 1,16 seg, Gp = 43 °,
Do tipo M = momento telessísmicos magnitude (Mw), versão = H
usc0003ft5


Localização do Epicentro Terremoto
Segundo o professor do Instituto de Geociência da Universidade de Brasília (UnB), João Willy Correa Rosa, o terremoto não representa risco de tsunami, porque ocorreu em um local de águas profundas.
“Há ali no ocenano uma coluna de água de mais de 4 mil metros. Para haver tsunami seria preciso um sismo mais forte e mais próximo da costa. Tem que ter determinadas características de como a rocha é rompida. O tsunami só ocorre em determinadas ocasiões. É uma exceção”, disse o especialista do Observatório Sismológico da UnB, em Brasília.
A Marinha do Brasil ainda investiga possíveis impactos na região.
Quem anunciou o sismo, foi a  USGS  - Serviço Geológico dos EUA, que monitora o mundo inteiro, os dados na tabela e o mapa acima, foram retirados do site. 
Parece que nem o Brasil, está escapando dos Terremotos, no meio da semana foi a Espanha e agora próximo da nossa costa!  E segue a natureza em sua fúria.

7 comentários:

  1. Nossa ! que assustador! moro a 300 metros da praia de Lucena na paraíba. Poxa essas notícias nos deixa bem preocupados! mas é importante sites como este para nos deixar informados.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Lu, eu praticamente postei a notícia, logo que recebí a informação. Faça bom uso do blog, tem muitas coisas boas e informações valiosas.

    ResponderExcluir
  3. Pelo jeito, todos serão atingidos por catástrofes das mais diversas. Nada mais me espanta.

    ResponderExcluir
  4. Para não dizer que sou profeta do depois, eu venho postando e alertando, desde a catástrofe do Japão, sobre a fúria com que a natureza anda espalhando. Ninguém vai ficar impune, pois todos somos culpados em agredi-la, construímos e aterramos em áreas que não deveríamos, desviamos rios, poluimos o solo a água e o ar. será que ninguém percebeu que um dia isto tudo seria revertido contra nós? O ser humano perdeu a consciencia e o seu maior trunfo, prever o futuro. O futuro está batendo, ou melhor chutando, em nossas portas.

    ResponderExcluir
  5. Acho mesmo que estamos em contagem regressiva meu amigo. Não dá mais para confiarmos nas consciências dos maiores responsáveis por tantos desequilíbrios. Estamos fatigados e atormentados pelas tragédias e não estamos vendo nada de efetivo para reverter esse quadro monstruoso.

    ResponderExcluir
  6. O Único meio de salvar o planeta, e esterilização em massa, mulheres e homens. Assim dá para salvar a Terra, não vejo outra saída. Para que o homem quer um lugar para se perpetuar, se este local será inóspito futuramente?

    ResponderExcluir
  7. Eu sempre pensei nisto, sabia? Acho que enquanto houver essa geração de anencéfalos, o planeta estará em risco. Uma esterilização seria a solução mesmo. Vamos começar pelos governates. Esses são os principais responsáveis por absolutamente tudo de perverso que há sobre a terra.

    ResponderExcluir