Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

A ESCASSEZ DE ÁGUA POTÁVEL NO PLANETA

Conscientizar a sociedade de que a água é fonte da vida, uma necessidade de todos os seres vivos e um direito da pessoa humana, e mobilizá-la para que esse direito a água com qualidade seja efetivado para as gerações presentes e futuras.
Para aqueles que tomam banho e deixam o chuveiro aberto enquanto se ensaboam, escovam os dentes e a torneira desperdiça dezenas de litros em vão... A quantidade de água doce no mundo estocada em rios e lagos, pronta para o consumo, é suficiente para atender de 6 a 7 vezes o mínimo anual que cada habitante do Planeta precisa. Apesar de parecer abundante, esse recurso é escasso: Sua distribuição é irregular no território.
O cenário de escassez se deve não apenas à irregularidade na distribuição da água e ao aumento das demandas - o que muitas vezes pode gerar conflitos de uso mais também ao fato de que, nos últimos 50 anos, a degradação da qualidade da água aumentou em níveis alarmantes.
Pensem nisto!
EM ALGUNS LUGARES, ELA JÁ NÃO EXISTE MAIS...
Índia
Nova Delli, Índia. Todos querem, apenas, um pouco de água...
Sudão
Dois Sudaneses bebem água dos pântanos, com tubos plásticos, especialmente concebidos para este fim, com filtro para filtrar as larvas flutuantes, responsáveis pela enfermidade da lombriga da Guiné. O programa distribuiu milhões de tubos e já conseguiu reduzir em 70% esta enfermidade debilitante.

Europa
Os glaciares que abastecem a Europa de água potável perderam mais da metade do seu volume, no século passado. Na foto, trabalhadores da estação de esqui do glaciar de Pitztal, na Áustria, cobrem o glaciar com uma manta especial para proteger a neve e retardar o seu derretimento, durante os meses de Verão...
Rio Níger
 As águas do delta do rio Níger são usadas para defecar, tomar banho, pescar e despejar o lixo.

Preço do Desenvolvimento
 Água suja em torneiras residenciais, devido ao avanço indiscriminado do desenvolvimento.

Quênia
 Aldeões na ilha de Coronilla, Quênia, cavam poços profundos em buscado precioso líquido, a apenas 300 metros do mar. A água é salobra.

Mar de Aral
Aquele que foi o quarto maior lago do mundo, Mar de Aral, agora é um cemitério poeirento de embarcações que nunca mais zarparão.
Nordeste do Brasil
No Brasil somente as grandes metrópoles contam com suprimento de água para quase toda a população. No entanto, o setor de saneamento depara-se de forma crescente com o desafio de reduzir perdas no sistema. As estimativas são de que pelo menos 45% da água distribuída no Brasil seja perdida pelo caminho.

VALORIZE A ÁGUA! EM ALGUNS LUGARES, ELA NÃO EXISTE MAIS...
PEQUENOS GESTOS DO DIA-A-DIA PODEM TRANSFORMAR-SE NUMA GRANDE AJUDA PARA POUPAR ÁGUA.

2 comentários:

  1. Socorro! Estamos cercados de inimigos por todos os lados!

    ResponderExcluir
  2. Como apregoam os irracionais, que dizem que a água vai acabar, uma mentira descabida, pois ela não tem como escapar da atmosfera terrestre, graças as leis naturais que regem nosso Planeta (lembra do terrário, que construíamos com garrafas de vidro, na escola, assim é a Terra, a água circula mais não saí). Devemos, sim, nos preocuparmos com a qualidade da água que está ficando cada dia pior, e sua distribuição na Terra é, e está mais irregular, devido às mudanças climáticas. A água que vai acabar é a água potável, de qualidade. As futuras gerações irão sofrer, principalmente as das metrópolis.

    ResponderExcluir