Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

EAD

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

ESTUDO EXPLICA COMO SURGIU O OXIGÊNIO NA TERRA

Um novo estudo parece ter resolvido o mistério de quando o oxigênio começou a ser produzido na Terra e quanto tempo levou até que os níveis do gás fossem suficientemente grandes para suportar a vida. Pesquisadores australianos e canadenses fizeram a descoberta examinando elementos chave na formação de ferro bandado ao longo do tempo.
O estudo identificou como ligações entre placas tectônicas, oceano e química da terra se combinaram para dar origem à vida na Terra cerca de 2,5 bilhões de anos atrás, durante um período conhecido como grande evento de oxigenação (GOE). O GOE mudou ambientes da Terra e possibilitou a vida em nosso planeta.
Pesquisadores encontraram uma abundância crescente de cromo nas formações de ferro bandado de 2,48 bilhões de anos atrás – uma indicação importante entre o início da vida e o crescimento dos continentes.
Oxigênio foram produzidos por cianobactérias
Usando esses dados, pesquisadores foram capazes de ver cianobactérias produzindo oxigênio: essa respiração oxidou as piritas ligadas à drenagem ácida da rocha que dissolveu cromo no solo e sulfato no oceano. Isso confirma que o período entre 2,28 e 2,32 bilhões de anos atrás, no GOE, realmente auxiliou na formação da vida complexa.
Vivemos em um ambiente único, pois a Terra é o único planeta que conhecemos que tem uma atmosfera rica em oxigênio, assim como uma hidrosfera vital para a vida complexa. Mas a atmosfera primitiva da Terra era pobre em oxigênio antes do GOE – por isso é vital entender como o oxigênio surgiu.
Há possíveis evidências de que cianobactérias possam ter evoluído pelo menos 2,27 bilhões de anos atrás, mas os mais velhos fósseis microbianos de cianobactérias que foram preservados muito tempo depois da atmosfera ter se tornado rica em oxigênio tem entre 2,5 e 2,3 bilhões de anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário