Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

EAD

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

REMÉDIO USADO PARA COMBATER A DOR, PARACETAMOL, ACIMA DO RECOMENDADO PODE MATAR

Ingerir uma dose um pouco acima da recomendada do analgésico paracetamol pode ser fatal. A conclusão é de uma pesquisa da Universidade de Edimburgo, publicada no jornal British Journal of Clinical Pharmacology.
Pesquisadores britânicos analisaram 161 casos do que denominaram de "overdose escalonada" durante seis anos. Segundo eles, muitas pessoas que usam a droga para combater uma dor não percebem quando tomam um pouco mais do que precisariam. E acabam repetindo tal procedimento por diversas vezes.
“Não é uma overdose maciça, do tipo ingerida por pessoas que tentam se matar, mas com o tempo os danos se acumulam e podem ser fatais”, diz Kenneth Simpson, um dos responsáveis pelo estudo.
Para realização da pesquisa, foram  estudados 663 pacientes que haviam sido admitidos no centro médico Royal Infirmary, em Edimburgo, com dano no fígado provocado por paracetamol. Ao todo, 161 deles haviam tomado overdoses sucessivas, normalmente para aliviar dores como dores abdominal, muscular, de cabeça e de dente.
Pesquisadores analisaram 161 casos de “overdose escalonada”.
De acordo com o estudo, tal problema dificilmente é detectado por meio de exames sanguíneos, já que pessoas com overdoses sucessivas podem ter níveis baixos de paracetamol no sangue.
Os efeitos para a saúde de overdoses  de paracetamol são mais graves do que uma única overdose com grande quantidades de comprimidos, dizem os pesquisadores.
Normalmente, cada comprimido contém cerca de 500 mg de paracetamol e recomendações gerais indicam que adultos podem ingerir até, no máximo, dois comprimidos a cada quatro ou seis horas.
Vale ressaltar que o Paracetamol de 500 mg é muito usado no Brasil no combate às dores causada pela Dengue.

3 comentários:

  1. Fico cada vez mais indignada com as consequências maléficas provocadas pelos remédios. Será que estas indústrias não conseguem detectar os malefícios antes de lançarem os produtos? Muito estranho!

    ResponderExcluir
  2. na verdade o problema é da auto-medicação, o brasileiro vai na farmácia compra o que quer e toma sem consultar um médico especialista.

    ResponderExcluir
  3. E todo médico sabe dos malefícios que causam os remédios? Se soubessem não receitariam paracetamol e outros remédios perigozíssimos. Ocorre que não enxergam o ser humano como gente de sentimentos e sim como consumidor.

    ResponderExcluir