Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

O PROGRESSO JUSTIFICA ESSE AR POLUÍDO?

Pequim nos dias 2, 3, 4 e 5 de dezembro 2011, entre 9h48 e 10h24 da manhã
A sequência de imagens acima dá uma ideia do grau de poluição que respiram os chineses. São fotos de Pequim. Todas feitas do mesmo lugar, do telhado da embaixada americana. Do canto esquerdo superior, para o direito inferior, a sequência mostra os dias 2, 3, 4 e 5 de dezembro, entre 9h48 e 10h24 da manhã. O ar está claramente melhor no sábado, dia 3. No dia 5 dá medo pensar em respirar.
O sistema de monitoramento da embaixada virou a referência para estrangeiros residentes ou mesmo para os pequineses. Ele funciona desde 2008. É mais preciso do que a medição oficial, que apenas considera material particulado em suspensão maior do que 10 microns de diâmetro. O sistema americano mede poeira com 2,5 microns. Essas partículas mais finas, que as autoridades chinesas não medem, são as mais perigosas porque entram mais fundo nos pulmões.
A qualidade do ar em Pequim mostra por que a China é o país mais poluidor do mundo hoje. A justificativa de gigantes como a China vem se baseando no tamanho de sua população. O argumento padrão é que, com 1,3 bilhão de pessoas para sustentar, é compreensível que a China lance maior volume total de poluentes no ar do que qualquer outra nação. Só que os chineses já têm uma emissão per capita maior que a de algumas nações ricas, como a Suécia.
Fonte: Blog do Planeta/ (Alexandre Mansur)

Um comentário:

  1. A questão da poluição é muito complexa. Se existisse tanto interesse em preservação da natureza, os próprios países consumidores dos produtos fabricados nos países ditos poluidores, deixariam de ser clientes.

    ResponderExcluir