Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

VULCÃO EQUATORIANO, TUNGURAHUA, ENTRA EM ERUPÇÃO

Uma reativação do processo de erupção do vulcão Tungurahua obrigou as autoridades a passar de amarelo para laranja o nível de alerta para áreas de influência do vulcão, de acordo com a Secretaria Nacional de Gestão de Risco (SNGR, Defesa Civil). O Comitê de Operações de Emergência (EOC) da província de mesmo nome, ordenou a mudança para alerta laranja, depois que o nível de perigo subiu, disse que a medida foi adotada pela SNGR, para "salvaguardar a segurança da população", a defesa civil,  pediu que os habitantes das áreas de influência do vulcão "acatar as recomendações" para evitar riscos. O Instituto Geofísico informou por sua vez que o vulcão, registrou um rápido processo eruptivo,
Acompanhado de explosões, fluxos piroclásticos, emissão de blocos incandescentes acompanhado de cinzas e cascalho, na parte da tarde e a noite do último domingo.
 "Esse processo ocorreu durante a erupção do vulcão que representava um nível de atividade considerada de moderada a baixa, caracterizada por pequenos orifícios na cratera e um pequeno número de terremotos vulcânicos", acrescentou. 
No mais recente relatório, o Geofísico disse que se “mantém a atividade eruptiva" e que os abalos sísmicos estão em um nível elevado, com intensidade constante, de moderado a alto, e expelindo material incandescente constantemente.
O vulcão Tungurahua, localizado no centro andino do Equador, continua liberando material incandescente depois de ter entrado novamente em erupção no domingo. As autoridades decretaram alerta laranja para vários povoados vizinhos.
O Instituto Geofísico recomendou que a população não permanecesse nas zonas de alto risco.
Nos arredores do Tungurahua se encontram vários povoados, como o turístico Baños, cujos 15.000 habitantes foram evacuados à força em 1999, quando se iniciou a erupção, e só puderam voltara casa um ano depois.
Em dezembro de 2010, as autoridades decretaram alerta vermelho ante uma reativação do Tungurahua ("Garganta de fogo" em quíchua).
Fotos do Vulcão
O Instituto Geofísico recomendou que a população não permaneça nas zonas de alto risco

Atividade noturna. Desde domingo, 17 de novembro, o vulcão, emite fluxos piroclásticos mais visível à noite. 
As autoridades decidiram mudar de amarelo para laranja o aviso de alerta sobre o potencial de risco.
Foto: Pablo Cozzaglio/AFP





2 comentários:

  1. Imagens impressionantes,mas belíssimas!Eu só não queria estar perto dele,rsrsrs.

    ResponderExcluir
  2. Eu sou fascinado por vulcão, acho que no Brasil poderia ter pelo menos uns 10.

    ResponderExcluir