Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

JANELA QUE ECONOMIZA ENERGIA


Imagine ter uma casa mais quente no inverno e mais fresca no verão, tudo isso por causa das janelas. Isso mesmo, essa tecnologia já existe.
Um novo tipo de janela inteligente que muda do modo “verão” para “inverno” foi criada por cientistas. A janela escurece quando as temperaturas do ar exterior sobem muito, e se torna transparente quando faz frio, a fim de capturar o calor do sol.
Janela inteligente
Algumas janelas semelhantes já existem, mas os pesquisadores dizem que o novo método permite um interruptor quase instantâneo de opaco para transparente. Isso pode ajudar a poupar mais energia.
Este tipo de sistema de controle de luz pode ser uma nova opção para economizar em aquecimento, refrigeração e iluminação, através da gestão da luz transmitida para o interior de uma casa.
Como? As janelas inteligentes podem evitar que o interior de um prédio se torne superaquecido, refletindo para longe uma grande fração da luz solar incidente no verão. E ao contrário, elas também podem ajudar a manter um espaço aquecido absorvendo o calor do sol no inverno.
A tecnologia existente usa partículas carregadas, chamadas íons, prensadas entre os painéis de vidro. Uma corrente elétrica é aplicada para alternar a janela do opaco para transparente de novo.
Mas a nova tecnologia aposta em uma abordagem diferente. Os pesquisadores usaram um polímero especial, um tipo diferente de partículas carregadas, conhecidas como contra-íons, e solventes como o metanol.
O resultado foi um vidro muito mais barato de fabricar e muito menos tóxico do que aqueles atualmente disponíveis no mercado. A janela é capaz de passar de 100% opaca para quase completamente clara em questão de segundos.
Embora o “escurecimento” das janelas já exista, muitas vezes é necessário mudar do modo inverno para o verão, e vice-versa, manualmente, utilizando equipamentos adicionais, tais como painéis de automação doméstica.
Até agora, as tecnologias desenvolvidas também eram quimicamente instáveis, dificultando seu uso em aplicações de longo prazo. O acompanhamento tinha que ser feito com o uso de equipamentos especiais caros e complicados.
O novo método, pela agilidade e pela facilidade, vai ser um benefício real em termos de economia de energia.
Fonte: BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário