Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

BÉLGICA, ACORDO POLÍTICO PARA FECHAR SUAS USINAS NUCLEARES.

Será que desta vez vai?
O governo belga anunciou nesta segunda-feira um acordo partidário para desativar as duas usinas nucleares restantes no país, pertencentes à empresa Electrabel, subsidiária da GDF-Suez.
A intenção é desligar os três reatores mais antigos até 2015, e completar a desativação até 2025, desde que haja suficientes fontes energéticas alternativas para evitar um apagão.
"Se acontecer de não enfrentarmos escassez e de os preços não dispararem, pretendemos manter a lei de saída nuclear, de 2003," disse uma porta-voz do ministério belga de Energia e Clima.
Usina Nuclear de Tihange na Bélgica - Controlada pela Electrabel
A Bélgica, que tem sete reatores e duas usinas, aprovou em 2003 uma lei que previa sua desativação.
O acordo definido no domingo fez com que as ações da GDF Suez abrissem na segunda-feira em baixa de até 4,5, pior desempenho do índice Stoxx 600 de empresas elétricas europeias, que operava em baixa de 0,8 por cento às 7h30 (hora de Brasília).
A hostilidade popular à energia nuclear cresceu desde o acidente nuclear na usina japonesa de Fukushima, o que levou a Alemanha, maior economia europeia, a anunciar a intenção de desativar todas as suas usinas atômicas até 2022.
A energia nuclear não emite carbono, e os planos da Alemanha geram o temor de que sua matriz energética se torne mais poluente. As fontes renováveis - como energia eólica ou solar - podem ser intermitentes, o que exige o uso do carvão e do gás como reservas.
A Electrabel disse nesta segunda-feira que não irá comentar o plano dos políticos belgas, por ainda não ter sido oficialmente comunicada.
Em 2009, a Bélgica decidiu manter seus reatores mais antigos em funcionamento durante dez anos a mais do que previa a lei de 2003, mas essa mudança não chegou a entrar em vigor, já que o governo que a aprovou perdeu o poder.
A Bélgica agora irá negociar com investidores para buscar uma forma de recuperar os 5.860 megawatts de capacidade que serão perdidos com a desativação das usinas de Doel e Tihange.
Os partidos belgas também discutiram qual será a taxação adicional à Electrabel, que em 2009 aceitara pagar 215 a 245 milhões de euros por ano entre 2010 e 2014 pelo direito de operar as usinas.
O jornal econômico belga L'Echo informou neste mês que Elio Di Rupo, o líder socialista francófono que negocia atualmente a formação de um novo gabinete, queria cobrar 1 bilhão de dólares por ano do setor nuclear, dominado pela Electrabel.
Fonte: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário