Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

MILHARES DE VÍRUS DESCONHECIDOS TEM SEU HABITAT NOS ESGOTOS

Estudo analisou águas residuais de três continentes.
Existem milhares de vírus até agora desconhecidos para a ciência nas águas residuais da América do Norte, Europa e África. Num estudo publicado na revista «mBio» da Sociedade Americana de Microbiologia, a equipe de investigadores que fez a descoberta, liderada por Michael J. Imperiale, biólogo da Universidade de Michingan, admite muitos deles podem desempenhar algum papel para a saúde humana, não necessariamente nefasto.
Sabe-se que existem na Terra 1,8 milhões de espécies e todas elas abrigam um número indeterminado de vírus únicos e específicos. Mesmo assim, apenas 3 mil vírus estão identificados e classificados.
Estes vírus podem desempenhar algum tipo de papel na saúde humana
Para se aproximarem da diversidade agora revelada, os cientistas analisaram as assinaturas genéticas de vírus presentes em esgotos de três continentes. Primeiro, encontraram 234 vírus conhecidos pertencentes a 26 famílias virais. O que, de resto, torna as águas residuais a maior casa de vírus jamais encontrada.
Destes vírus conhecidos encontravam-se patógenos humanos como o papiloma ou outros relacionados com roedores, baratas até com plantas.
No entanto, a maior parte das assinaturas genéticas encontradas, pertenciam a vírus completamente desconhecidos. Para Michael J. Imperiale esta descoberta é muito significativa, pois estes vírus podem desempenhar algum tipo de papel, não se sabe ainda qual, tanto na saúde humana como no meio ambiente.
E quando se fala em dos efeitos para a saúde estes não são necessariamente maus. Há exemplos no mundo animal de infecções por vírus que não provocam doença e que podem ser benéficos. O vírus Herpes, por exemplo, pode infectar ratos tornando-os mais resistentes a infecções bacterianas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário