Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

TEMPESTADES MAGNÉTICAS PROVENIENTES DE VULCÕES


Recentemente iniciaram-se estudos das tempestades magnéticas ou "tempestades sujas" (dirty thunderstorm), que são provenientes de uma erupção vulcânica que despeja toneladas de cinzas, lava, vapor de água e outros vapores a grandes altitudes. Só que com um componente novo: raios.
As incríveis tempestades magnéticas
As primeiras imagens provenientes de observações diretas a estes raios, foram fotografadas em meio as erupções do vulcão Chaiten, no Chile e são consideradas raras, pois nunca haviam sido registradas anteriormente.
 
Segundo os autores do estudo, os raios e fagulhas saíam da boca do vulcão em direção ao fluxo piroclástico. Também foram registrados clarões internos à coluna de cinzas provenientes da boca do vulcão.
As evidências sugerem que a erupção produz um enorme quantidade de carga elétrica, mas ainda não se sabe se ela provém do vulcão ou se é gerada na atmosfera terrestre. Alguns pesquisadores sugerem que a formação destas cargas elétricas são similares às formadas em uma tempestade comum, ou seja, surgem através da colisão de todos aqueles detritos que estão sendo expelidos pelo vulcão.
 
São imagens assustadoras e magnificas, pois são carregadas de uma grande beleza e ao mesmo tempo demonstram o poder da terra em plena atividade.

Fonte: Metamorfose Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário