Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

sábado, 22 de outubro de 2011

NASA E JAPÃO DESENVOLVE PODEROSO MAPA TOPOGRÁFICO DA TERRA

A NASA, em conjunto com o Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão, lançou o mais completo mapa topográfico digital da Terra já feito.
O mapa, conhecido como um modelo de elevação digital global, foi criado a partir de imagens coletadas do ASTER (Advanced Spaceborne Thermal Emisson and Reflection Radiometer), instrumento a bordo do satélite da NASA que percorreu a Terra.
Mapa topográfico digital da Terra

Relevo em 3D
O efeito 3D foi obtido com a fusão de duas imagens bidimensionais levemente deslocadas (chamadas de par estéreo de imagens) que criam profundidade.
A primeira versão do mapa foi lançada pela NASA e Japão em junho de 2009. O modelo de elevação digital global é muito mais completo, com melhor resolução e abrangência. O ASTER coletou dados de 99% do território terrestre.
A versão melhorada do mapa adiciona 260 mil pares estéreos de imagens para melhorar a cobertura. Possui melhor resolução espacial, aumento da precisão horizontal e vertical, cobertura mais realista sobre as áreas com água e a capacidade de identificar lagos tão pequenos quanto um quilômetro de diâmetro.
Esses dados podem ser usados para uma ampla gama de aplicações, desde planejamento de rodovias até para proteger locais com grande significado cultural e ambiental. O mapa também pode ajudar na busca por recursos naturais.
O mapa topográfico está disponível online sem nenhum custo aqui. [OurAmazingPlanet]

Um comentário:

  1. Isso é sensacional e uma grande oportunidade para viajar em nosso planeta, mesmo que virtualmente, além dos inúmeros benefícios aqui relatados. Adorei!

    ResponderExcluir