Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

A MAIOR FLOR TROPICAL DA TERRA: TITAN ARUM

Titan Arum - Foto:USBotanicgardens
A Titan Arum é uma flor tão rara quanto espetacular. Uma planta que pode passar por muitos anos sem floração, e quando este evento especial acontece, a flor dura apenas um ou dois dias. Algumas pessoas viajam ao redor do mundo com a esperança de ver uma Titan no momento em que as flores desabrocham. Para botânicos e públicos, estar "no lugar certo na hora certa" para ver uma dessas plantas magníficas em flor pode ser um deleite, uma vez-em-um-vida. Houve apenas 150 observações registradas (fotos) desde que os registros começaram.
Exposição -  Foto:Jardineiro Flatbush
O que é verdadeiramente notável sobre esta planta é que ela é uma das maiores flores, mais rara e mal cheirosa, possivelmente, que podemos encontrar. O primeiro europeu a descobrir a planta monstro foi botânico italiano e explorador Dr. Odoardo Beccari na Indonésia em 1878. Estas plantas enormes estão ameaçadas de extinção na natureza pois seu habitat natural está sofrendo com a invasão e “desenvolvimento”  humano, e sua vida útil longa e rara pelos ciclos de floração torna-as pouco adaptáveis ​​ao ambiente com a mudanças rápidas, já que o homem destrói este habitat natural. Ninguém sabe quantas existem atualmente em estado selvagem.
Foto:Patche99z
A planta começa a sua vida como uma grande raiz tuberosa, chamado de rizoma, o que pode pesar até 93 kg. A planta cresce e armazena energia por até 10 anos antes de estar pronta para florescer. Quando começa se preparar para florescer ela faz um ponto central, cresce, aumentando em até seis centímetros por dia antes de chegar a uma altura máxima de 9 metros. Durante esta fase de crescimento que a aparência é bastante semelhante ao de uma espiga de milho gigante. Quando o crescimento diminui para menos de um centímetro por dia, está se preparando para florescer. A Amorphophallus titanum nome científico, significa “enorme pênis deformado”; seu nome na Indonésia é Bunga bangkai, traduzida significa “flor-cadáver”.
Forma de enorme pênis deformado -  Foto:Patche99z
O Titan Arum nome popular foi inventado pelo naturalista Sir David Attenborough em sua série de TV A Vida Privada de Plantas, em que o florescimento e polinização da planta foram filmados pela primeira vez. Attenborough pressentiu que o nome da planta Amorphophallus pela designação latina “enorme pênis deformado” em um popular programa de TV poderia ser mal interpretada.
Foto: Imma_Thai@MORGUEFILE.COM
Quando totalmente aberta, a flor se parece com um gigantesco sino revolvido com bordas babados e um badalo de espessura no meio. O mau cheiro emitido pela planta é geralmente desagradável . Ele pode lembrá-lo de ovo podre, peixe, carne e até mesmo queijo. Isto é causado por compostos de enxofre.
Frutos da Titan arum -  Foto: duncan
A flor abre pela primeira vez durante a noite, uma característica incomum desta planta é que ela produz calor, e se torna tão quente que produz vapor por si só. Durante uma observação do florescimento numa estufa na Califórnia sua temperatura oscilou de 21 a 37 graus Celsius o que eleva a duração de seu aroma terrível, o cheiro fétido da planta, ajuda a enganar os insetos que se alimentam de matéria pútrida fazendo-os visitar a flor. Enquanto estão dentro da flor, a folha fecha o exterior e eles caem numa armadilha. Após as flores masculinas descarregar o seu pólen a folha se abre de novo, e suas presas (insetos) podem fugir carregando o pólen para esfregar nas flores femininas. Após a fecundação, bonitos e brilhantes frutos vermelhos do tamanho de pequenos cachos de cocos aparecem.
Foto: Márcio Cabral de Moura
Depois de apenas três dias, a flor morre, mas que está longe o fim da história. A folha única produzida pelo tubérculo cresce em forma de árvore tornando-se numa planta que pode crescer para 20 pés 15 pés de altura e espalhando-se, permitindo que o rebento possa começar a armazenar energia novamente para recomeçar o processo. Este habitante verdadeiramente notável do mundo das plantas é realmente algo a se ver quando florido, e os anúncios são feitos pelos criadores, como os de Kew Gardens, com bastante antecedência. É indescritível ver esta flor incrível quando a oportunidade surge, porque elas realmente são raras. A maior e mais rara das flores com cheiro peculiar na Terra.
Árvore de Titam Arum

TAXONOMIA

·         Classe: Equisetopsida
·         Subclasse: Magnoliidae
·         Super ordem: Lilianae
·         Ordem: Alismatales
·         Família: Araceae
·         Gênero: Amorphophallus

Vídeo Acelerado do Florescimento da Planta

Nenhum comentário:

Postar um comentário