Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

TUMORES AGRESSIVOS DE CÂNCER DE MAMA PODEM SEREM EXTIRPADOS COM O VÍRUS DA HERPES

Segundo uma nova pesquisa, uma versão geneticamente modificada do vírus que causa a herpes mostra promessa como tratamento para um tipo particularmente agressivo de câncer de mama.
O estudo foi feito com animais. O vírus atacou e matou células do câncer de mama triplo-negativo em ratos. O tipo triplo-negativo é uma forma de câncer de mama que não pode ser tratada com terapias hormonais, tais como tamoxifeno e Herceptin.
O câncer de mama triplo-negativo responde por cerca de 20% dos casos de câncer de mama. Ele afeta desproporcionalmente mulheres jovens com descendência africana e é geralmente tratado com quimioterapia. Esse câncer não é alimentado pelo hormônio estrogênio, por isso não responde aos tratamentos projetados para bloquear o hormônio.
Os pesquisadores infectaram células do câncer de mama em um prato com um vírus da herpes chamado NV1066. Dentro de uma semana, o vírus matou até 90% das células tumorais.
Os pesquisadores então injetaram as células do câncer de mama em ratos. Depois de tratar os ratos com o vírus durante 20 dias, eles viram que os tumores haviam desaparecido.
Essa resposta dramática pode ser devido ao fato de que as células do câncer de mama triplo-negativo têm altos níveis de uma proteína chamada p-MAPK. O vírus da herpes visa especificamente as células com altos níveis dessa proteína.
Um Novo Tratamento para o Câncer de Mama
Por enquanto, os resultados são preliminares. Segundo os pesquisadores, não está claro se a terapia terá o mesmo efeito sobre tumores de pessoas. Mais pesquisas são necessárias para determinar isso.
Os cientistas também disseram que se algum tratamento baseado na pesquisa for desenvolvido, ele provavelmente será usado em conjunto com outras terapias contra o câncer, incluindo quimioterapia e radioterapia.
A nova terapia é apenas uma das muitas que surgiram nos últimos anos para explorar o uso de vírus como um meio de atacar e destruir células cancerosas. O vírus da herpes foi testado em pessoas como tratamento para câncer de cabeça e pescoço, mas ainda não tinha sido testado para o câncer de mama.
A pesquisa é promissora, no entanto, os pesquisadores ainda precisam mostrar que o vírus da herpes é seguro para uso em pacientes.
Afinal, tal vírus é conhecido por causar infecção em seres humanos, incluindo infecções no cérebro. Comprovar a segurança da terapia provavelmente vai ser um processo demorado, e envolverá testá-la em outros animais, como cães e primatas.
Nessas novas etapas, os pesquisadores planejam descobrir exatamente como o vírus funciona para matar as células do câncer de mama, para tentar reforçar o seu efeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário