Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

EAD

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

ORGANISMO UNICELULAR, MICETOZOÁRIO, TEM MAIOR CAPACIDADE DE RACIOCÍNIO QUE COMPUTADOR

Micetozoário é parente da ameba.
          Organismo unicelular consegue escolher melhores rotas para obter comida
Um grupo de cientistas japoneses da Universidade Hakodate descobriu que um organismo unicelular tem maior capacidade de raciocínio que um computador. A equipe já se tem dedicado a estudar o micetozoário nos últimos anos e percebeu que este parente da ameba é capaz de escolher as melhores rotas para obter comida, mesmo sem ter um cérebro.
Seguindo o comportamento deste organismo, entre várias possibilidades, escolhe a melhor das rotas para chegar até seu alimento e, ao mesmo tempo, consegue evitar situações que lhe são desconfortáveis, como a luz, por exemplo.
O estudo não é exatamente recente, porque a equipe de trabalho já tinha ganho dois Ig Nobel, uma versão satírica dos prémios Nobel que elege inusitados estudos científicos, em 2008 e 2010.
Várias simulações em laboratórios com micetozoários tiveram êxito, tais como o fato de os microrganismos desenvolveram um sistema de locomoção muito semelhante ao dos comboios e metrô – numa rede emaranhada de transporte que cobre uma das mais populosas áreas do Japão, que engloba Tóquio.
Mycetozoa
Classificação científica
Reino: Protista
Filo: Amoebozoa
Classe: Mycetozoa


Nenhum comentário:

Postar um comentário