Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

RECORDE HISTÓRICO DE CALOR NO ÁRTICO EM 2011

A região do Ártico bateu um novo recorde de calor.
 A Nasa, agência espacial americana, informou que a média de temperatura de 2011 foi a mais alta desde que as medições começaram, em 1880. Segundo os pesquisadores, o Ártico ficou 2,28 graus centígrados mais quente do que a média de referência, do período de 1951 a 1980. O aquecimento global vem sendo mais intenso nos polos Norte e Sul. A temperatura média começou a disparar no fim dos anos 70 no Ártico. Desde 1992, nunca mais ficaram abaixo da média de referência.
O calor ártico do ano passado bateu o recorde de 2010, que era 2,11 graus centígrados acima da temperatura de referência.
O mapa indica como ficaram as temperaturas no mundo ano passado
em relação à média histórica (de 1951 a 1980).
Quanto mais azul, mais frio ficou. Quanto mais vermelho, mais quente. O maior aquecimento no ano passado ficou em uma região do Ártico ao norte da Rússia. É o vermelho mais escuro do mapa acima. Corresponde a até 4,4 graus centígrados acima da média histórica. A região em azul, no Oceano Pacífico, foi a única parte do mundo que ficou entre 1 e 4 graus mais fria do que a média histórica. É a área de ocorrência de La Niña, fenômeno cíclico que resfria o mar por ali. Mesmo com o refrigerador oceânico La Niña, o resto do mundo ferveu.
Segundo algumas medições, o calor do ano passado fez o polo Norte chegar à menor extensão de gelo no verão. O aquecimento extraordinário do Ártico não é ruim apenas para os ursos polares. Ele está mudando o clima em todo o Hemisfério Norte. Também pode acelerar o derretimento do gelo em terra firme, como na Groenlândia, e apressar a elevação do nível do mar em todo o mundo.
(Alexandre Mansur)
Foto: Hannes Grobe

Nenhum comentário:

Postar um comentário