Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

FÓSSEIS DE DARWIN REDESCOBERTOS EM LONDRES

Um grupo de cientistas britânicos encontrou dezenas de fósseis da equipe de pesquisadores de Charles Darwin, o propositor da teoria científica da evolução. O anúncio foi feito nesta terça-feira (17) pelo paleontólogo Howard Falcon-Lang, da Universidade de Londres. Segundo Falcon-Lang, os cientistas se depararam com um vidro contendo fósseis em um armário velho de madeira que havia sido deixado em um canto obscuro do Centro de Pesquisa Geológico Britânico. Os itens estavam sob a posse de pesquisadores britânicos desde 1846.
"Levei um tempo para me convencer de que era a assinatura de Darwin sobre o slide", disse o Falcon-Lang, segundo o Huffington Post. O paleontólogo acrescentou que ele logo percebeu que era um espécime  "muito importante e negligenciado". Ele disse que ficou com o coração na boca ao ver que a assinatura era do cientista. "Meu Deus, o que eu descobri!", afirmou.
Os slides foram descobertos em abril do ano passado, mas levou um tempo para que fossem reconhecidos. Todos eles foram fotografados e ficarão à disposição do público em um site que será lançado nesta terça-feira. Segundo o pesquisador, os cientistas encontraram uma coleção de 314 slides de espécies coletadas por Darwin e outros membros de seu grupo de estudos. Um deles é John Hooker, botânico e amigo de Darwin. O outro é John Henslow, mentor de Darwin na Universidade de Cambridge.
Os slides são “obras de arte impressionantes", segundo Falcon-Lang, e contêm pedaços de madeira, terra, fósseis de plantas e folhas finas afixados ao vidro. Um dos mais estranhos deles é de um fungo do tamanho de um árvore que existiu há 400 milhões de anos. No material, há inclusive itens coletados por Darwin durante a famosa expedição no navio HMS Beagle, na qual coletou o material que serviu de base para a teoria da evolução.
O "tesouro" de fósseis - incluindo alguns recolhidos por Charles Darwin
foi redescoberto em um armário velho.
Segundo a Universidade de Londres, o material ficou perdido por 165 anos pois não foi catalogado de forma correta. Assim, foi transferido junto com outros arquivos para três locais diferentes ao longo deste período. Falcon-Lang afirma que o fato de Darwin e sua equipe não serem muito conhecidos em 1846 pode ter contribuído para o material ter se perdido. Para o paleontólogo a descoberta mostra que há mais a aprender com um período da história que os cientistas acreditavam conhecer bem. "Podemos ver que há mais para aprender. Há uma série de fósseis muito, muito significativos que não sabíamos que existia", disse.
Artigo: http://www.bbc.co.uk/news/science-environment-16594125
Slides: http://bgs.ac.uk/discoveringGeology/geologyOfBritain/archives/jdhooker/

Nenhum comentário:

Postar um comentário