Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

ERUPÇÃO SOLAR ATINGIRÁ A TERRA

Evento pode afetar sistemas de comunicações
O Observatório Solar da NASA anunciou que aconteceu nesta segunda feira uma explosão solar classificada como M9, quase uma erupção de classe X, das maiores que existem, afirma o jornal El Mundo.
O sol encontra-se num  estado muito ativo. O maior risco destas tempestades solares é a possibilidade de afetarem os sistemas de comunicações na Terra.
Erupção solar (Imagem. NASA/SDO)
Segundo o diário espanhol, o Observatório sublinha que esta situação está “dentro da normalidade” dado o atual momento ativo do sol, mas que “ninguém pode concluir não ter também nenhum perigo”, uma vez que é um fenômeno com potencial de causar novas tempestades solares maiores do que esta.
A origem desta explosão de intensa radiação proveniente da libertação de energia magnética é a mancha solar 1402. Especificamente, os satélites de observação capturaram um tipo de ejeção de massa coronal saída desta mancha em direção à Terra.
O Observatório assinalou que a magnetosfera do planeta está atualmente em processo de recuperação da erupção solar, mas que também vai enfrentar uma nova erupção três vezes maior e que pela sua extraordinária velocidade atingirá a Terra nesta terça-feira ou quarta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário