Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

BRASIL VAI TER UM DOS MAIORES BANCOS GENÉTICOS DO MUNDO


Estrutura serve para proteger plantas e desenvolver espécies
A capacidade de armazenamento de sementes vai quadruplicar
Em 2012 o Brasil vai inaugurar um dos maiores bancos genéticos do mundo, com a quadruplicação da capacidade de armazenamento de sementes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
A Embrapa vai investir 9,6 milhões de reais no aumento da estrutura que terá como objetivo proteger plantas nativas e desenvolver espécies mais produtivas.
“É uma questão de segurança nacional, tanto por motivos econômicos, quanto para garantir a capacidade de produzir alimentos para a população”, afirmou Pedro Antônio Arraes Pereira, presidente da Embrapa.
Os recursos genéticos poderão ficar guardados por um período de até cem anos, funcionando como garantia para o combate a novas pragas, por exemplo.
Atualmente, a Embrapa armazena 200 mil espécies de plantas, sementes e informações na sua unidade conservadora de material genético.
Com o aumento da capacidade, o Brasil ficará atrás apenas dos bancos genéticos dos Estados Unidos da América, União Europeia e China.
Pelas projeções da Embrapa, a produção mundial de alimentos terá de duplicar até 2030 para abastecer os mercados. O consumo também tende a crescer no Brasil, devido às políticas de combate à pobreza.

3 comentários:

  1. Que ótimo!!! Enfim uma notícia maravilhosa. Antes tarde do que nunca. A minha maior preocupação é com o pau brasil. Ainda vou ao Jardim Botânico buscar um exemplar dela, para plantar lógicamente.

    ResponderExcluir
  2. Não precisa, te mando sementes!!! Na praça da cidade tem uma espécie deve estar com sementes, vou olhar, se estiver te mando.

    ResponderExcluir
  3. Que fantástico, Gil! Eu sabia que podia contar com você, um brasileiro de qualidade. Beijão!

    ResponderExcluir