Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

CHIA, A SEMENTE DA VEZ!!!

Ela está lotada de ômega-3, cálcio, fibras, ferro e diversos outros nutrientes.
Novidade nas prateleiras brasileiras, a chia, uma semente encontrada no sul do México, está prometendo um caminhão de vantagens para a saúde. Riquíssima em uma série de nutrientes, o grão também pode ser um grande aliado da dieta.
Ela está disponível no mercado de três formas: óleo, farinha e grão inteiro. O óleo pode ser usado como temperos de saladas e pratos em geral, e a farinha ou o grão podem ser adicionados em iogurtes, vitaminas, tortas, bolos, saladas, sucos, entre outras receitas.
"A porção diária recomendada é de 25 gramas, o equivalente a uma colher de sobremesa", diz a nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional. Caso você passe um pouco dessa recomendação, não há grandes problemas, mas é importante não exagerar e manter sempre a dieta equilibrada, pois a chia é um tanto calórica - são 164 calorias por porção da semente. Confira tudo o que essa colherzinha diária pode fazer pela sua saúde! 
Chia pode ser encontrada nas versões em grãos, farinha e óleo. A chia tem efeito superior ao da linhaça no papel de combater a fome e desintoxicar o organismo.
Para resguardar as propriedades do grão, lembre-se de conservá-lo sempre na geladeira!
Foto: Dreamstime
 Efeito tira-fome
A semente de chia é rica em fibras tanto solúveis quanto insolúveis. A nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional, conta que essas fibras ajudam a regular o trânsito intestinal, evitando ou tratando a prisão de ventre, por exemplo. Enquanto a aveia possui 9,1g de fibras a cada 100g do grão, a chia tem 13,6g de fibra. "Ela também proporciona mais saciedade, pois em contato com líquido no interior do estômago forma uma espécie de 'gel' que dilata o estômago, ajudando também no emagrecimento", explica. 
O que é
Originária do México, a chia é uma semente que foi muito consumida por civilizações antigas, principalmente por quem precisava de força e resistência física.
Composição
Entre os principais componentes está o ômega 3 - em teor mais elevado do que o encontrado na linhaça. também tem fibras, cálcio, magnésio, potássio e proteína.
Ajuda a perder peso porque...
Segundo a nutricionista Flávia Cyfer, a chia age em três frentes distintas que auxiliam no emagrecimento.
· Causa saciedade: "suas sementes são mucilaginosas, ou seja, ricas em fibras. ao entrarem em contato com a água, formam um gel no estômago. diante dessa reação, a digestão torna-se mais lenta. Assim, o indivíduo fica satisfeito mais rapidamente e, então, passa a consumir porções menores".
· Combate inflamação: "a gordura é resultado de um processo inflamatório do organismo, que deixa de enviar mensagens de saciedade ao cérebro. Com isso, perde-se o controle sobre a fome a ponto de comer e nunca se sentir satisfeita. O ômega 3 presente no grão combate essa inflamação, ajudando o corpo a recuperar o controle sobre o apetite".
· Desintoxica: "a fibra regula o trânsito intestinal e limpa o organismo por meio das fezes".
Outros benefícios
Além de ajudar o corpo a entrar em forma, a chia colabora na redução do colesterol, controla a glicemia, ajuda na formação óssea, previne o envelhecimento precoce e melhora a imunidade do organismo.
Contraindicações
Qualquer pessoa pode ingerir a semente. Porém, devido ao alto teor calórico, o excesso pode levar ao ganho de peso. Logo, para emagrecer, coma apenas a quantidade indicada na matéria.
Como consumir?
Pode ser encontrada de três formas - in natura (grãos), óleo e farinha. Mas independentemente do jeito que você prefere consumi-la, a chia deve ser ingerida 30 minutos antes de duas das suas principais refeições diárias (café da manhã, almoço ou jantar).
Fontes: Yahoo/Carolina Gonçalves  e Abril.com.br

54 comentários:

  1. Adorei a publicação !! realmente pude comprovar os benefícios da semente Chia, eliminei 3 kg em uma semana de uso,e com 1 hora de esteira , a semente é realmente poderosa pra min melhor que a sibutramina pois esse medicamento de saciedade, tem a prisão de ventre como um dos efeitos colaterais, agora imagine só tomar uma semente que faz o mesmo efeito deum remédio, sem efeito colateral , isso é o máximo.

    ResponderExcluir
  2. Anne, realmente a semente é bastante benéfica, agora te recomendo o fazer uso do Cloreto de Magnésio PA (veja a matéria no Blog), pois faz muito bem para o nosso organismo, principalmente na reposição do magnésio, que antigamente era abundante nos alimentos e hoje não mais.

    ResponderExcluir
  3. Comecei a usar a chia hj, posso tomar junto com o shak da herbalaife?

    ResponderExcluir
  4. A chia é uma semente que se expande no seu estômago lhe causando uma sensação de que já se alimentou e não existe nada associado a ela que cause danos ao nosso organismo, pois ela é natural. Pode tomar sem problemas.

    ResponderExcluir
  5. estou tomando chia a dois dias e estou sentindo cólica, prisão de ventre e dor de estômago é normal?
    giovana

    ResponderExcluir
  6. Normalmente o efeito é o contrário. Você está tomando ela com o que?

    ResponderExcluir
  7. ESTOU TOMANDO UMA COLHER E POR CIMA ÁGUA.
    OBRIGADA.
    GIOVANA

    ResponderExcluir
  8. Giovanna está fazendo tudo errado. Porisso estes sintomas. Coloque uma colher de sopa em meia xícara de água ou água de côco, tome 30 minutos antes de uma refeição, não precisa tomar 02 vezes por dia e nem todos os dias. Os sintomas que vc está sentindo é porque ela está soltando o gel dentro do seu estômago e daí a reação natural do seu organismo. Mude a maneira de usar.

    ResponderExcluir
  9. olá gil sou a giovana mudei minha maneira de tomar chia. Mas de manhã estou fazendo uso de leite desnatado com uma colher de ração humana e meu intestino continua sem funcionar. Porque será?
    aguardo resposta
    boa noite

    ResponderExcluir
  10. Espere um pouco, não demora vai regularizar. Quanto a ração humana acho que não é muito eficaz para emagrecer. Uma dica beba bastante água durante o dia.

    ResponderExcluir
  11. A +- uma semana estou tomando a semente mas estou me sentindo estranha, irritada,cansada,agitada e sem conseguir fazer minhas obrigações.Sera que tem haver com o consumo da chia.

    ResponderExcluir
  12. Não existem registros de efeitos colaterais ao se consumir Chia, quem sabe, talvez esteja assim pela diminuição de consumo de alimentos causado pela ingestão da Chia. Ela é benéfica para o organismo.

    ResponderExcluir
  13. Comecei a tomar chia sábado dia 17/03/12, desde então sinto-me estufada, como se fosse má digestão, estou com gazes no estomago, e a noite percorre o corpo, chega a ficar pesado para respirar, só melhoro com luftal. Consumo uma colher de sopa de Chia, diluida em meio copo de agua gelada, meia hora antes do almoço (por volta das 11:30). Meu intestino esta ótimo, mas este incomodo não está legal! O que será que acontece? Katia SP

    ResponderExcluir
  14. A Chia provoca esa sensação de estar cheia mesmo, daqui a pouco vc vai se acostumar e estes sintomas irão passar, tome 1 hora antes de almoçar. Talvez este sintoma é ela reagindo com o alimento.

    ResponderExcluir
  15. OI ESTOU TOMANDO UMA COLHER DE CHIA NO IOGURTE HA 3 DIAS PELA MANHA,NÃO AGUENTE DE CÓLICA ESTOMACAL,CHEGUEI ATÉ A TOMAR BUSCOPAN,É NORMAL TANTA CÓLICA. DEVO PARAR DE TOMAR OU CONTINUO INSISTINDO..
    OBRIGADA KELLY

    ResponderExcluir
  16. é normal. o seu organismo está numa luta contra o que é diferente para ele.

    ResponderExcluir
  17. Descobri o porque da cólica abdominal resultante da CHIA,não era só pela adaptação,a chia que eu havia comprado em uma distribuidora de mantimentos era impura..continha cabinhos,raízes,não havia sido selecionada corretamente e a cor predominante era marrom,para minha sorte percebi a diferença na casa da minha mãe que também consome chia,e a cor é cinza e limpa,voltei a consumir a chia e agora esta tudo bem...que diferença kelly

    ResponderExcluir
  18. Isto é muito importante, vc adquirir a Chia de lojas de produtos naturais de boa procedência e não esqueça de guardá-la em vidro fechado na geladeira. Vc vai ver como ela é benéfica para o nosso organismo.

    ResponderExcluir
  19. Oi bom dia Gil.

    Comecei a tomar chia entre 30min a 1h antes do almoço e jantar! Comecei a sentir muita azia, queimação e muitas dores estomacais desde então tipo gastrite... faz uma semana e suspendi por enquanto! Mastigava uma colher de sobremesa e depois ingeria água...minha já vi aqui que pelo visto estava ingerindo d maneira incorreta, pois vc aconselha diluir em água! Minha dúvida é se é necessário mastigá-la ou apenas engoli-la e se ela pode ter causar gastrite! Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha eu tenho quase certeza que a Chia que você comprou é de qualidade duvidosa. Compre sempre em casas que vende produros naturais ou homeopáticos. E quando for tomar coloque ela meia hora antes num suco, leite, água, água de coco,coalhada ou yogurte natural. Não precisa mastigar, vc também pode triturar ela junto com a bebida no liquidificador. Um abraço e disponha.

      Excluir
  20. Boa tarde Gil, pelo que li no post e vejo nas fotos acredito que não seja problema com a procedência da chia, pois ela apresenta essa coloração meio chumbo característica e não percebo nada 'misturado' nas sementinhas, comprei a granel numa conceituada rede de produtos naturais também! Talvez seja o fato de eu estar mastigando e a seco... vou testar apenas diluí-las e ver se os 'sintomas' persistem! Em caso afirmativo, tento outra loja, é o jeito, pois com ela me senti mais disposta não sei se pode ser placebo!?rsrs). Muito obrigada pela sua atenção! ;)

    ResponderExcluir
  21. Na verdade outras características da Chia e dar disposição, desintoxicar o organismo e combater o estresse. O que pode estar acontecendo com você é um efeito de adaptação ao consumo da mesma, mude o jeito de ingerir, e boa sorte. Lembrando que deve se tomar somente 2 colheres por dia meia hora antes das principais refeições, pois ela também tem calorias.

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde!
    Comecei a usar a chia há dois dias , tomo uma colher de sopa no suco uma horas antes das refeiçoes. Percebi que qualquer comidinha me satisfaz , mas quando chega noite (21 h) quando chego do trabalho estou sentindo uma dor forte no estômago e justamente nesses dias , será que é adaptaçaõ ou pq trabalho sentada?

    ResponderExcluir
  23. Olha! pode ser adaptação, mais vc não deixou claro se antes deste horário (21 hs) vc se alimenta. O ideal e fazer uso da Chia antes de se alimentar, também, à noite, mesmo que for um pequeno lanche.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gil, obrigada por ter respondido! Eu tomo a chia no suco as 10 hs e não sinto aquela fome de leão durante o dia , por isso não tomo a noite! Até as 21 hs , eu lancho no serviço pq não dá para jantar...qdo chego em casa com pouquinha coisa (coisa leve) pq não estou sentindo fome! Tem ser uma colher se sopa ou de sobremesa?
      Abraços =)

      Excluir
  24. Como ela também é calórica, à noite diminua a quantidade, pode ser meia colher de sopa. De dia te recomendo uma colher de sopa 1 hora antes da alimentação principal.
    Que vc tenha sucesso com o uso da mesma, um abraço.

    ResponderExcluir
  25. Ola,

    sinto forte dores na noite principalmente na madrugada, tomo chia 30 min antes de almoço, 1 colher para meio copo de agua, devo aguardar qto tempo pra poder beber essa mistura uns 2 minutos ou mais, pq ela vai virando um gelatina.

    Devo tomar tambem a noite? e quando essas colicas vão diminuir.

    ResponderExcluir
  26. Voce deve tomar assim que colocar ela na água, suco, leite depende da sua preferencia, pois ela tem que se transformar em gel dentro do seu organismo e não fora. Quanto a tomar à noite, depende se a sua principal refeição for a noite, sim. A dose diária não deve ultrapassar 25 gramas que é uma colher de sopa, eu recomendo 30 minutos antes da refeição do dia, ou dividir, meia colher no almoço e meia à noite, se bem que eu não recomendo ninguem jantar faz mal, substitua por um comida mais leve como chá e torrada com uma fruta e uma fatia de queijo branco.
    Quanto as suas dores de estomacais pode ser a qualidade da semente que você adquiriu, se as mesmas são de procedência duvidosa não compre, prefira as que são vendidas em casas de produtos naturais.
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ok... mas comprei em uma loja de produtos natuarais mesmo qual a cor dela. a minha é marron,

      vi num site assim:Suas sementes são ovais e pequenas, de cor preta, marrom escura, branca ou cinza.

      Excluir
  27. Há intolerâcia para o fígado? Tive muita dor de cabeça, mas não sei se foi coincidência...

    ResponderExcluir
  28. tenho tomado a uma semana o OLEO de chia junto com o shake da herbalife
    porém tenho sentido muitos gazes também.
    e dores de cabeça.

    sera que é por caus ada adaptação? este oleo é tao bom quanto a semente? ouvi dizer que é mais concentrado.

    ResponderExcluir
  29. Sempre devemos ter o cuidado sobre a procedência da semente e dos derivados da chia, como a farinha e o óleo. No seu caso deve ser a reação junto do óleo com o shake, recomendo fazer o teste com suco ou outro líquido, para ver se os sintomas irão desaparecer ou se é uma questão de adaptação do seu organismo ao óleo.

    ResponderExcluir
  30. o oleo que eu tomo é em cápsulas tenho tomado cerca de 1hora antes do almoço e a minha refeição do almoço é trocada um dia sim outro nao pelo shake da herbalife. mesmo assim o oleo pode ter reação com o shake?

    ResponderExcluir
  31. Olha o óleo tomado sozinho não é bom, o melhor e você tomar o óleo com algum suco 1 hora antes da refeição. O óleo puro é muito concentrado deve ser diluído. Pois a função da Chia e dar a sensação de saciedade além de ser altamente calórica. Como te recomendei muda o shake, troca por suco natural sem adicionar açúcar ou adoçante. Cuidado com a dose do óleo pois é concentrado e pode ter o efeito inverso, vai te engordar.

    ResponderExcluir
  32. Olá,
    Eu comecei a tomar a chia faz tres dias, to tomando omeprazol tb para um tratamento de gastrite.
    Estou sentido também muita azia, como não sentia há um tempo. Também comprei Chia em uma casa conceituada, que vende produtos naturais certificados e deixei descansar por um tempo na água.
    Nem sei o que fazer para essa azia passar. O que pode ser?

    ResponderExcluir
  33. Pode ser uma reação do seu organismo, vai passar rapidamente.

    ResponderExcluir
  34. Oi Gil,
    Comprei farelo de chia em uma loja conceituada de produtos naturais.
    E há um mês estava consumindo uma colher de sopa no iogurte uma vez ao dia.
    E agora comecei a passar muuuuito mau toda vez q como.
    Da última vez, passei uma semana com dores fortíssimas no estômago.
    Acho que não é todo mundo que está predisposto a usar chia.

    ResponderExcluir
  35. Eu nunca tomei, mas conheço duas pessoas que reclamam de prisão de ventre e dores no estômago ao tomar Chia, acho que a reclamação é geral.

    ResponderExcluir
  36. Oi, eu estou indo mais vezes no banheiro, por dia, e fiquei com dor de barriga. É normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nos primeiros dias é normal, pois seu organismo está se adaptando. Depois passa este mal estar.

      Excluir
  37. Boa noite... Comecei a tomar a semente haa dois dias... E estou tendo mta colica.. Tomo ela as 10:30 da manhã...qria saber qual é o melhor horário pra tomar... Pois trabalho a noite... Obg...abçs....

    ResponderExcluir
  38. É normal, pois ela preenche todo seu estômago, depois vai passar estes sintomas. O melhor horário é junto com suas refeições diárias.

    ResponderExcluir
  39. Boa tarde. Há dois dias estou tomando a chia. Mas estou fazendo diferente. Coloco uma colher na salada. Ontem e hoje senti muita dor no estômago, má digestão, dor de cabeça e ânsia de vômito. Pode ter alguma relação com a chia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser a qualidade da semente, mais estas reações podem aparecer sim, mais com o tempo elas acabam. Na verdade é o seu organismo reagindo a sensação de saciedade que ela proporciona.

      Excluir
  40. Olá, eu A dois anos fiz a retirada da vesícula biliar, desde então tenho suco gástrico alimentado porém não costuma doer. Porém esses últimos dias comecei a tomar chia diluída na água, Ou com banana, tenho sentido estômago além de visivelmente alto e dilatado como dores fortes, tomo duas cápsulas de omeprazol p tentar aliviar. Acha que a chia pode estar dando esse efeito?
    Gostaria muito de continuar tomando, mas se for terei que parar.

    ResponderExcluir
  41. No início ela te faz sentir dor, pois ela tem a função de fazer você se sentir saciado, por isso a dilatação do estômago. Depois seu organismo vai se acostumar. Muito cuidado com a procedência da Chia, pois se for de qualidade duvidosa ela vai te trazer estes inconvenientes sempre. Existem no mercado sementes ou pós de Chia com qualidade ruim, misturados com outras sementes.

    ResponderExcluir
  42. Comecei a tomara chia na água no primeiro dia senti um engomodo na carganta e normal parece que ela parou na carganta

    ResponderExcluir
  43. Se dizem que a chia faz tao bem porque muitos reclamam de dores? To fazendo dieta comendo bem menos do que eu costuma a comer, e a noite sinto meu estômago muito dilatado e dolorido. Parece que comi uma pizza inteira. E pior que to me sentindo mais gorda do que antes que comia muito devido a sensação de inchaço. Sera que ela faz mesmo bem a saude? Pelo visto acho que nao.

    ResponderExcluir
  44. Se dizem que a chia faz tao bem porque muitos reclamam de dores? To fazendo dieta comendo bem menos do que eu costuma a comer, e a noite sinto meu estômago muito dilatado e dolorido. Parece que comi uma pizza inteira. E pior que to me sentindo mais gorda do que antes que comia muito devido a sensação de inchaço. Sera que ela faz mesmo bem a saude? Pelo visto acho que nao.

    ResponderExcluir
  45. Olá, eu tomo a chia junto com banana amassada no lanche da tarde, deixo os graos expandirem por alguns minutos depois como. Esta correto?
    Alana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Correto, pois o que faz efeito é a enzima liberada pelos grãos. Que se parece com uma gosma.

      Excluir
  46. Bom dia!
    Tenho gastrite, úlcera e H Pilory. Mas estou no tratamento de 35 dias.
    Nesse caso há alguma restrição pra usar a chia? Gosto de colocar no iogurte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que não. Pois a função dela é te dar uma sensação de saciedade. Na dúvida consulte um Gastroenterologista.

      Excluir
  47. Comecei a consumir chia a duas semanas e estou sentindo dor no estômago e azia.É normal?

    ResponderExcluir