Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

USO DE ASPIRINA PODE CAUSAR PERDA DE VISÃO


Idosos que tomam aspirina diariamente são duas vezes mais propensos a ter o último estágio da degeneração macular, uma perda de visão relacionada à idade, do que pessoas que nunca tomam o analgésico, de acordo com um estudo europeu.
Os dados não mostram que a aspirina causa a perda de visão. Mas os resultados são motivo de preocupação se a aspirina realmente agravar de algum modo a doença ocular, dado o número de idosos que a tomam diariamente por doenças do coração.
Por enquanto, fica a indicação: para pessoas que têm degeneração macular, não é recomendado o uso de aspirina.
Uso demasiado do medicamento pode influenciar na perda de visão
Pesquisadores coletaram informações sobre a saúde e o estilo de vida de quase 4.700 pessoas com idade acima de 65 anos. O estudo incluiu idosos noruegueses, estónios, ingleses, franceses, italianos, gregos e espanhóis.
Das 839 pessoas que tomavam aspirinas diariamente, 36 tinham uma forma avançada da doença chamada degeneração macular úmida – cerca de quatro a cada 100 usuários de aspirina.
Em comparação, a cada 100 pessoas que tomavam aspirina com menos frequência, duas tinham o mesmo tipo de degeneração macular.
A forma úmida da doença, causada por vazamento de vasos sanguíneos nos olhos, leva à perda de visão no centro do campo visual. A forma seca é mais comum e menos grave, embora as pessoas ainda sofram com essa deficiência visual.
Juntas, a degeneração macular úmida e a seca constituem as principais causas de perda da visão entre pessoas com mais de 60 anos, atingindo milhões de idosos.
Os pesquisadores descobriram que o uso de aspirina não estava ligado à forma seca, nem para estágios iniciais da doença.
Mas existe controvérsia sobre se o vínculo é mesmo entre a aspirina e a degeneração macular ou se é entre a doença cardiovascular e a degeneração.
A equipe responsável pelo estudo analisou meticulosamente a possibilidade da doença cardiovascular ter influenciado os resultados, mas descobriu que usuários de aspirina – independentemente da sua saúde do coração – correm maior risco de ter o tipo mais grave de perda de visão.
E para as pessoas com doenças cardiovasculares que tomam aspirina como tratamento, os benefícios da droga superam os riscos da saúde visual. Afinal, um olho saudável, com plena capacidade visual, não é nada em um corpo morto.
Estudos maiores que acompanham as pessoas ao longo do tempo, que documentam o uso de aspirina e verificam a qualidade da visão, vão ajudar a resolver o papel da aspirina na degeneração macular. Até lá, converse com seu médico e vá com calma na aspirina.
Fonte: Reuters

2 comentários:

  1. Se ficar o bicho come e se correr o bicho pega. É impressionante os efeitos nocivos que todo medicamento causa. Acho melhor optar por não tratar nada, já que remédios garantem uma cura em detrimento de tantos outros malefícios. Parece que só servem mesmo para enriquecer as indústrias farmacêuticas e as universidades de medicina.

    ResponderExcluir
  2. Aspirina com café, cura ressaca. Eu adoro, acho que vou perder a visão rapidamente....

    ResponderExcluir