Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

ÁGUA CORRENTE EM MARTE


Cientistas da Nasa descobriram novos indícios de que exista água fluindo em Marte durante suas épocas mais quentes, o que amplia a possibilidade de que exista vida no planeta, disse a agência espacial norte-americana na quinta-feira.
Faz mais de dez anos que a Nasa encontrou as primeiras pistas de água em marte, mas as primeiras indicações era de que ela estava quase toda congelada e concentrada nos polos.
Mas imagens recentemente analisadas da Sonda Orbital de Reconhecimento levada pela Nasa até os arredores do planeta mostram marcas escuras e compridas descendo de encostas marcianas entre o final da primavera e durante o verão. No inverno, essas manchas somem.
Gelo em Marte
"Essa é a melhor evidência que temos até agora de uma água líquida ocorrendo hoje em Marte", disse Philip Christensen, geofísico da Universidade do Arizona, participando de um painel da Nasa que anunciou as descobertas.
Os cientistas acreditam que, se existir água líquida escorrendo em Marte, ela será muito salgada - o que explica por que ela não congela nas frígidas temperaturas locais.
Alfred McEwen, principal autor do estudo sobre o tema, publicado na edição de quinta-feira da revista Science, disse que a água marciana, se existir mesmo, é "bem diferente da água pura". "É mais como um xarope, talvez, no jeito como ela escorre."
A bioquímica Lisa Pratt, da Universidade de Indiana, que participou do painel da Nasa que debateu os resultados, disse que a descoberta é significativa. "É a nossa primeira chance de ver um ambiente em Marte que permitiria a expressão de um processo biológico ativo, se houver uma vida atual em Marte", afirmou.
Marte
Marte é o quarto planeta a contar do Sol e é o último dos quatro planetas telúricos no sistema solar, situando-se entre a Terra e a cintura de asteroides, a 1,5 UA do Sol (ou seja, a uma vez e meia a distância da Terra ao Sol). De noite, aparece como uma estrela vermelha, razão por que os antigos romanos lhe deram o nome de Marte, o deus da guerra. Os chineses, coreanos e japoneses chamam-lhe "Estrela de Fogo", baseando-se nos cinco elementos da filosofia tradicional oriental. Executa uma volta em torno do Sol em 687 dias terrestres (quase dois anos terrestres).
Marte é um planeta com algumas afinidades com a Terra: tem um dia com uma duração muito próxima do dia terrestre e o mesmo número de estações.
NOTA DO BLOG: Fotos tiradas em Marte já apontavam para uma fortíssima possibilidade de água em estado líquido na superfície do planeta. As fotos foram feitas pela sonda Opportunity em 2005 do interior de uma cratera chamada Endurance.
O assunto da água em estado líquido em Marte éra controverso porque alguns cientistas argumentam que com a falta de uma atmosfera densa no planeta, a água em estado líquido não seria possível. Agoram comprovaram que existe água corrente. Cientistas...
Foto de 2005 feita pela Opportunity - a água é evidente

Nenhum comentário:

Postar um comentário