Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

SENATED

SENATED
Senated - Seminário Nacional de Tecnologias na Educação - 100% ONLINE E GRATUITO de 22 a 28 de Outubro de 2017

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

VÍRUS DO SARAMPO PODE AJUDAR NO COMBATE AO CÂNCER


Estudo publicado na “PLoS Pathogen"
Vírus afeta um receptor comum e altamente expresso nas células cancerígenas do pulmão
Cientistas canadenses descobriram que um marcador de células tumorais é um receptor para o vírus do sarampo, o que sugere ser possível a utilização deste para ajudar a combater o cancro.
Os vírus causam infecções ao ligarem-se a proteínas específicas na superfície das células chamadas receptores.  De acordo com um artigo publicado na “PLoS Pathogen", uma equipe liderada por Chris Richardson, da Escola de Medicina de Dalhousie,  no Canadá, descobriu que o marcador  PVRL4 (nectin-4) é o receptor do vírus do sarampo em  questão que se encontra nas células das vias respiratórias (alvo deste vírus, assim como os pulmões).
Além disso, grandes quantidades de PVRL4 também estão presentes em muitos cânceres que se originam nas células do pulmão, cólon, mama e ovários.
O receptor foi descoberto mediante uma comparação de proteínas produzidas em células cancerígenas susceptíveis ao vírus com proteínas de células resistentes. Dado que o PVRL4 se encontra em muitos tipos de câncer humanos, o vírus do sarampo pode ser usado especificamente para infectar as células cancerosas e ativar o sistema imunológico contra os tumores.
A capacidade dos vírus do sarampo para matar as células cancerígenas foi previamente estudada por cientistas da Clínica Mayo, nos EUA, mas esta é a primeira vez que se demonstra que o vírus tem como alvo um receptor comum e altamente expresso nas células cancerígenas do pulmão, cólon, mama e ovários. Desta forma, o método poderá vir a ser usado para combater vários tipos de câncer.

3 comentários:

  1. Uma fabulosa descoberta. Uma grande esperança para os viciados fumantes, e para a população que vive nos grandes centros, obrigadas a respirar poluição diariamente.

    ResponderExcluir
  2. Muito importante, isto nos leva a ver que todo ser dentro do planeta tem uma função determinada, por exemplo o vírus do sarampo não serve só para matar, serve também para combater uma doênça misteriosa, ainda, para nós humanos.

    ResponderExcluir
  3. Tudo faz sentido. Deveriam preocupar-se muito mais em descobrir os mistérios do nosso planeta. Há muita coisa ainda para ser desvendada.

    ResponderExcluir