Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

EAD

terça-feira, 23 de agosto de 2011

TERREMOTO DE MAGNITUDE INCOMUM EM COLORADO / NOVO MÉXICO, E VIRGÍNIA NOS ESTADOS UNIDOS


Um terremoto de 5,3 graus de magnitude abalou na noite de segunda-feira uma região montanhosa entre os Estados de Colorado e Novo México. O terremoto aconteceu pouco antes de meia-noite e teve epicentro a 290 km de Denver, Colorado, e a uma profundidade de 4 km, afirmou o Centro Nacional de Informação de Terremotos em Golden, no mesmo estado.
Este terremoto é o maior desde 1973. O epicentro do terremoto de 1973 foi localizado na parte noroeste do Colorado, aproximadamente a 50 quilômetros ao norte de Grand Junction.
Poucas casas foram danificadas durante este terremoto. Nenhuma casa desabou, mas rachaduras nas paredes, janelas quebradas, e chaminés foram destruídas.
Informações da imprensa revelam danos em estradas e edifícios, mas não vítimas.
Paisagem perto de Trinidad, Colorado - Panoramio imagem cedida pela Slakingfool -
http://www.panoramio.com/photo/31935674
Relatório de uma menina no facebook : Meu pai vive no Oeste de Trinidad (epicentro área de ER) (Valdez segunda área) A chaminé da casa ruiu, paredes estam rachadas, pratos quebrados. Alguns objetos caíram fora da parede, mas felizmente todos estão seguros.
Dados dos tremores
M 3,2 2011/08/23 09:37Profundidade 5.0 km COLORADO
M 3,8 2011/08/23 07:17Profundidade 4.8 km COLORADO
M 3,2 2011/08/23 07:01Profundidade 5.0 km COLORADO
M 3.5 2011/08/23 06:56Profundidade 5.0 km COLORADO
Outro Relato de uma moradora do Colorado: O primeiro abalo veio em cerca de 5:29 PM e não foi tão intenso quanto ao segundo. O segundo foi em 11:49 PM Mountain Time. Eu estava acordada e durou cerca de 30 segundo. Acordou meu marido e os nossos vizinhos. Sacudiu toda a casa e um barulho estrondoso foi ouvido. Nós corremos para fora por medida de segurança, uma vez que vivemos perto de afloramentos rochosos e estávamos com medo de que pedregulhos poderiam cair sobre nossa casa. Felizmente os danos foram aparentes, estava escuro demais para verificar se há danos na estrutura agora. Portas de armário se abriram e ficaram entreaberta, vários itens caíram no chão quando a casa foi toda sacudida.
Quando o tremor soou como um trovão por debaixo da terra abaixo, percebi o vento, chaminés tremiam e as cortinas que se deslocam, por um momento, eu pensei que minha máquina de lavar roupa estava fora de equilíbrio, aí aconteceu de novo outro abalo. O barulho parecia vir em primeiro lugar, seguido pelo tremor.
Outro terremoto de magnitude 5,8 atingiu também o estado americano da Virgínia na tarde desta terça-feira (23), segundo o Serviço Geológico dos EUA, e foi sentido em várias regiões do nordeste do país, inclusive na capital, Washington, em Nova York e em Boston, onde prédios foram preventivamente esvaziados.
O abalo durou cerca de cinco segundos, segundo testemunhas, e foi sentido até no Canadá. Ainda não havia relatos sobre vítimas. O epicentro do tremor foi localizado entre as cidades de Charlottesville e Richmond, e próximo da localidade de Mineral, a uma profundidade de 1 quilômetro, considerada bastante rasa, segundo a agência americana que monitora tremores.
O tremor foi sentido na capital, Washington, a 134 quilômetros do epicentro.
O Pentágono (sede das Forças Armadas), o Capitólio (sede do Congresso) e outros prédios da cidade foram esvaziados.
Na hora, funcionários públicos acreditaram se tratar de uma bomba, segundo a rede de TV americana CNN.
Imagem cedida por http://www.wtvr.com
 Danos limitados relatados até agora. Usinas nucleares em Louisa County, Virginia parou

Nenhum comentário:

Postar um comentário