Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

MITOCÔNDRIAS E BACTÉRIAS PODEM TER PASSADO COMUM


Estudo ajuda a explicar a evolução dos organismos
As mitocôndrias e as bactérias marinhas SAR11 podem ter um ancestral comum, de acordo com investigadores americanos que encontraram fortes indícios da relação entre o elemento celular e o grupo de micro-organismos mais abundante na Terra. Trata-se de uma descoberta que dá novas pistas de como os organismos simples evoluíram para outros mais complexos.
Os investigadores das universidades de Oregon e do Havaí compararam os genomas mitocondriais de diversos subgrupos de eucariontes - seres vivos formados por células com uma membrana que separa o citoplasma do núcleo - e genomas de cadeias isoladas de bactérias SAR11 e, com a ajuda de programas de computadores, fizeram uma análise filogenética e completa de ambos os códigos genéticos.
Mitocôndrias terão derivado de bactérias
A equipe acredita que há biliões algumas bactérias viram-se “obrigadas" a viver dentro de outro organismo, ao perderem a capacidade para fazer a fotossíntese, conservando, porém, a sua cadeia respiratória. Englobadas por outra célula, poderiam fornecer energia e receber nutrientes, o que desencadeou um processo que resultou no que hoje se designa por mitocôndrias.
O aparecimento das mitocôndrias, presentes em organismos eucariontes e responsáveis por abastecer as células com energia, foi determinante para a vida complexa, pois foi a partir da organização do núcleo e das mitocôndrias que os organismos puderam começar a acumular genes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário