O eucalipto arco-íris (Eucalyptus deglupta) é o único representante da família dos eucaliptos encontrado naturalmente no hemisfério norte, em ilhas da Indonésia, Filipinas e Nova Guiné.
Atualmente, essa árvore é amplamente cultivada ao redor do mundo onde é empregada principalmente na produção de papel. Entretanto, por causa de suas vistosas listras coloridas, o eucalipto também vem sendo utilizado para fins ornamentais. A casca exterior cai anualmente em diferentes épocas, deixando aparecer o verde claro da parte interior, que vai escurecendo gradualmente resultando em tons de azul, roxo, laranja e marrom até amadurecer completamente.
Plantação de Eucalipto arco-iris |
A aparência curiosa acontece a cada ano que se passa, parte da casca da árvore é eliminada, expondo partes internas coloridas e deixando a árvore com uma aparência divertida
O resultado é o tronco multi-colorido do eucalipto arco-íris, que mais parece uma pintura.
No Brasil temos uma arvore muito parecida com o eucalipto arco-íris, o Pau-mulato (Calycophyllum spruceanum) é uma árvore natural da Região Amazônica e atinge de 20 a 40m de altura, ramificando-se apenas na ponta. Apresenta tronco reto e liso com casca na cor parda quase bronze. Entre os meses de julho e setembro adquire cor de zarcão para, em seguida, tornar-se verde e, aos poucos, readquirir a cor que lhe deu o nome: "mulato".
A alameda de Pau-Mulato, Jardim Botânico |
Nenhum comentário:
Postar um comentário