Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

A CAFEÍNA PODE PROTEGER CONTRA CANCÊR DE PELE


Descoberta poderá ajudar a desenvolver protetores solares mais eficazes
Cafeína para proteger de efeitos nocivos do sol.
Um estudo feito em ratos sugere que a cafeína altera a atividade de um gene envolvido na destruição de células com DNA danificado e com a possibilidade de se tornar cancerígeno. A equipe de investigação, da Rutgers University (New Jersey, EUA), avança que a descoberta poderá prevenir o câncer de pele.
A doença pode ser causada por excesso de exposição, demasiada, aos raios ultravioletas, que chegam com mais intensidade à Terra, causada pela destruição da camada de ozônio. O trabalho foi publicado ontem na Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS). Allan Conney, do departamento de Biologia e Química e líder do estudo, ao saber que a cafeína tinha estes benefícios, queriam saber qual o mecanismo molecular específico seria responsável pelo efeito protetor da cafeína.
O investigador suspeitava já que o gene ATR pudesse estar envolvido e, por isso, decidiu testar a sua teoria em ratos geneticamente modificados, que tivesse deficiência de genes ATR, expondo-os a raios ultravioletas até desenvolverem câncer de pele.
Após 19 semanas de exposição solar, descobriu que os roedores tinham desenvolvido 69 por cento menos tumores do que aqueles que tinham genes ATR funcionando normalmente, aparecendo três semanas depois nos ratos geneticamente modificados em relação ao outro grupo de estudo.
Já após 34 semanas de exposição, todos eles tinham tumores, a maioria revelou ter um tipo chamado de carcinoma das células escamosas ou carcinoma espinocelular – o que sugere a possibilidade de a cafeína ter um efeito inibidor em câncer de pele induzido pela exposição solar. A equipe de investigação afirma mesmo que o composto químico tem ainda “propriedades com um efeito de protetor solar”.

NOTA: Neste verão, não jogue o pó de café, fora, faça uma loção com óleo mineral, além de estar ajudando a não poluir o meio ambiente, vai deixar de gastar com protetor solar que é pura enganação.

2 comentários:

  1. Que maravilha sua receita. Eu acho que café deve ser mesmo sensacional pois não vivo sem ele e tenho saúde de ferro. Já lí em alguns blogs que pesquisas comprovam que protetores solares são cancerígenos. Tá difícil dar credibilidades às indústrias farmacêuticas.

    ResponderExcluir
  2. Café é tudo de bom, energético e ativador dos neurônios. Agora protetor solar.

    ResponderExcluir