Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

FIDEL CASTRO, O HOMEM QUE NUNCA FEZ A GENUFLEXÃO PARA OS ESTADOS UNIDOS E CONSTRUIU UMA NAÇÃO.

O lendário líder comunista Fidel Castro completará 85 anos no sábado, ainda como uma figura importante dentro do regime cubano, mas cada vez mais afastado da vida pública no país que ele governou por 49 anos.
Para Mim, exemplo de perseverança - Para outros Ditador.
No ano passado, ele abdicou ao último cargo de liderança que ainda detinha, o de secretário-geral do Partido Comunista. Sua gradual saída de cena parece decorrer das contingências, mas também de um plano de transição que se destina a desabituar Cuba da sua dependência em relação ao carismático comandante.

Atualmente, Fidel raramente é visto ou ouvido, e não se envolveu nos recentes debates relacionados às reformas econômicas liberalizantes promovidas por seu irmão e sucessor, Raúl.

"O papel dele diminuiu significativamente. Ele está mais afastado do que em qualquer outro momento nos últimos cinco anos", disse Jonathan Benjamin-Alvarado, especialista em Cuba na Universidade de Nebraska, em Omaha.

"Pode ser que Raúl Castro esteja solidificando seu estilo de governar, e que Fidel esteja propositalmente recuando."

Cuba vai celebrar o aniversário no sábado com uma "serenata" de músicos famosos, transmitida pela TV. Os organizadores disseram nesta semana que não sabiam se Fidel estará presente.

O líder revolucionário ascendeu ao poder em 01 de janeiro de 1959, quando o ditador Fulgêncio Batista fugiu do avanço da guerrilha que havia se espalhado pela ilha a partir da Serra Maestra, no extremo leste do país.

Como presidente cubano, ele sobreviveu a nove presidentes dos EUA e a cinco décadas de hostilidade norte-americana, até que em julho de 2006 foi submetido a uma cirurgia intestinal de emergência e sofreu complicações das quais nunca se recuperou totalmente.

Ele transferiu o poder a Raúl - primeiro provisoriamente, e depois, em fevereiro de 2008, de forma definitiva.

Nota do Blog: As palavras são de pratas mais o silêncio vale ouro, O silêncio de Fidel não é o emudecer de uma geração. È o silêncio do corpo que não consegue acompanhar o âmago da alma, um silêncio tão profundo que nos chocam, que nos remetem aos estardalhaços do início da insurgência contra o imperialismo americano. Algumas pessoas acham que ele sai de cena, pura balela, é outro CHE GUEVARA, inesquecível. Homens como Fidel, não morrem jamais, são inesquecíveis. Latentes em nossas memórias de seres revolucionários, que não aceitam imposições, e nem receitas de bolos feitas fora do ambiente em que vivemos.
Viva Fidel!!!!!
PENSAMENTOS E FRASES DE FIDEL CASTRO
- "Em vez de nos agredirem como nos agridem, por que é que não fazem simplesmente uma pergunta: como é possível que Cuba em 30 anos tenha feito o que a América-Latina não fez em 200 anos?".
- "Esta noite milhões de crianças dormirão na rua, mas nenhuma delas é cubana".
- "Um revolucionário pode perder tudo: a família, a liberdade, até a vida. Menos a moral".
- "A história me absolverá".
- "Viver acorrentado, é viver na vergonha.

Em tempo, será que o Google vai fazer um "doodle" em homenagem aos 85 anos de Fidel Castro?

8 comentários:

  1. É preciso retroagir no tempo para ter uma opinião mais acertada do que realmente aconteceu com Cuba. Classifico Fidel como um forte guerreiro que não se deixou intimidar pela opressão. Impôs o socialismo como meio de sobrevivência, vítima do bloqueio econômico selvagem do país mais maléfico e destruidor, que todos nós sabemos ser os EUA. Pra mim este homem foi brilhante e determinado em seus sonhos, investindo incansavelmente na saúde, educação e esporte. Fêz o que o resto da América Latina deveria ter feito. BRAVO FIDEL!!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. um ser humano que deve ser reverenciado. Por suas ações, mesmo oprimido por embargos econômicos e sociais, que não cabem numa sociedade globalizada.
    Viva Fidel, implantou o melhor sistema de saúde que funciona no mundo atual, a profilaxia.
    Quem é dono do Planeta? Como alguém ou alguma sociedade, pode ditar normas e acabar com as culturas ímpares, se nem todos falamos o mesmo idioma e comemos as mesmas coisas? o Mundo é belo por ser diverso, se modificar para uma só nação, uma só língua, uma só cultura, acaba na mesmice e o futuro da humanidade é o suicídio em massa. Ja vimos isto em algumas civilizações antigas, que preferiram morrer do que ser incorporada por novos hábitos culturais.
    Deixem cada povo escolher governos e destronarem os mesmos, sem intervenções de outras nações ou organizações de fachadas como a ONU, por exemplo.

    ResponderExcluir
  4. Fidel se apropriou do poder em Cuba e nunca mais o abandonou.

    Em Cuba, o Partido Comunista formou uma classe dominante elitista, que proibe greves e qualquer contestação do poder do grupo que se apropriou de todas as riquezas da nação.

    Em Cuba, todas as riquezas são propriedade do Estado. E o Estado e propriedade das lideranças do Partido. Logo, a classe dominante privatizou TODAS as riquezas do país.

    O fato de um tirano afrontar um império não o torna um anjo, pois o faz somente com intenções egoístas.

    ResponderExcluir
  5. Olha Anônimo(a) não disse que fidel é anjo, afinal esta merda de anjo não existe. Tirano não. Protetor do seu povo para que não se deixasse macular com cultura americana. Se o Estado é dono e funciona, com todos os embargos sofridos, este Estado de direito não pode ser ruim; Amigo ou amiga a moeda sempre tem dois lados, vc está olhando um lado só.
    Qual seria o egoísmo de Fidel, se somos todos mortais.
    Em Cuba não existe a Classe dominante, existe uma polícia do nexército que faz-se com que as riquezas (pobrezas) sejam divididas. Vc já viu o Fidel vestido com um Armani?

    ResponderExcluir
  6. Esta pessoa que postou não sabe nada de história. Copiou isto de alguma coisa que leu e postou aqui. Vai se informar anônimo! Deixe de ser ignorante e não valha de informações que não traduzem as verdades dos fatos. VIVA CUBA QUE SOBREVIVEU E SE ALFABETIZOU GRAÇAS A FIDEL.

    ResponderExcluir
  7. Viva Fidel, sangue latino, igual ao que corre nas minhas veias. Salvou uma pequena grande nação. Os Cubanos daquela pequema ilhota, foram, e são referências em Medicina e Atletas de alto nível, sem remuneração, como nos países capitalistas. Anônimo reveja a História, quem escreve aqui não é, nenhum bossal, nem partidário.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo, ele se apropriou de que e de quem, nem no poder está mais. Teve o discernimento que nós humanos, precissamos ter alternâncias de poder e governo, mais de governo que protejam seu povo e não o deixam a mercê de uma econômia instável, entregue a famosa frase ao deus dará, ou seja quem está abandonado, à própria sorte, solicitaando uma intervenção divina, kkkkkkkkk.

    ResponderExcluir