Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

BRASIL CRIA WIKI DEDICADA À FLORA DA AMAZÔNIA


Primeira versão será apresentada na conferência Rio+20 que vai decorrer em Junho de 2012
Sendo um país com uma significativa biodiversidade, o Brasil vai criar uma Web wiki (ao jeito da Wikipédia) que vai reunir a descrição e o mapeamento das plantas da Amazônia. O Wikiflora.org será feito por internautas e validado por um comitê de especialistas. O sítio será desenvolvido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia brasileiro em parceria com o IBM.
Wikiflora.org será apresentada em 2012
A ideia de criar esta ferramenta nasceu da constatação de que existem poucos profissionais dedicados à Sistemática (ciência que inclui taxonomia e filogenia) na Amazônia. 
Aloizio Mercadante, ministro da Ciência e Tecnologia, acredita que se não fosse criada esta forma de trabalho inovadora, “nem em 100 anos seria possível conhecer a Amazônia”.
A Wikiflora.org (que funcionará a partir de 2012) quer envolver principalmente estudantes no trabalho da classificação. Os internautas vão poder comparar plantas não classificadas com uma base de coleções biológicas já existentes. Isso vai permitir a classificação de novas espécies.
Uma primeira versão do sítio deve ficar pronta para a Rio+20 – Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a realizar em Junho de 2012. Nesta versão estarão descritas 2500 espécies da reserva florestal Adolpho Ducke.

Nenhum comentário:

Postar um comentário