Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

POLIOMIELITE ERRADICADA NA EUROPA


Vírus transmitido por alimentos e água contaminados afeta sobretudo as crianças
A poliomielite - uma doença viral altamente contagiosa, que afeta principalmente crianças e cujo vírus é transmitido através de alimentos e água contaminados e se multiplica no intestino, provocando depois paralisia e deformações no corpo – está completamente erradicada da Europa, confirmou a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Desta forma, o velho continente mantém-se livre de poliomielite, depois do aparecimento do vírus em alguns países europeus no ano passado, anunciou a comissão regional européia para a certificação da erradicação da doênça.
A Europa “manterá o seu estatuto de livre de poliomielite após a chegada do poliovírus selvagem em 2010”, assegurou a OMS. Desde Setembro de 2010 que não foram reportados quaisquer novos casos, após os países terem tomado “ações efetivas”, declarou a comissão num encontro em Copenhague, Dinamarca.
Vírus da Pólio pode invadir sistema nervoso
De acordo com a diretora regional para a Europa da OMS, Zsuzsanna Jakab, esta posição da comissão é uma “notícia excelente para a região e um reconhecimento a todos os estados e parceiros que, individual e coletivamente, combateram imediatamente o primeiro e maior aparecimento da doênça na Europa desde a sua erradicação em 2002”.
Em 2010, quatro países – Cazaquistão, Rússia, Turquemenistão e Tajiquistão – registaram 30 mortes e 475 casos de vírus de tipo 1. Desde a criação da Iniciativa para a Erradicação Global da Poliomielite (GPEI, na sigla em inglês, que inclui organizações como a OMS, a Unicef e o Rotary International), em 1988, a incidência desta doênça foi reduzida em mais de 99 por cento.
Na altura, anualmente, mais de 350 mil crianças ficavam paralisadas em mais de 125 países onde a poliomielite era endêmica. Até agora, segundo dados contabilizados no passado dia 16, foram relatados 325 casos em todo o mundo. A doênça permanece endêmica em quatro países: Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão.

NOTA: Enquanto isto em nosso amado país? A gente vai levando.....

Um comentário:

  1. Aqui as pestes retornam. O nosso país é uma vergonha! Se não são capazes de tratar e educar a população como se deve, porquê não controlam a natalidade? Como mentem através da mídia que previnem a saúde do povo!!! Nossos governantes estão muito longe de criarem vergonha na cara, se é que terão algum dia.

    ResponderExcluir