Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

SOFTWARE QUE MEDE A TAXA DE ÁLCOOL NO SANGUE

“A sua taxa de alcoolemia é 0,19 gramas por litro (g/l). Encontra-se dentro do limite legal. No entanto, recomendamos que espere até que reduza para 0,0 g/l. Tempo estimado para diminuir a sua taxa de alcoolemia: 3h03”, lê-se no visor.
A Grant’s lançou uma aplicação para iPhone que calcula o nível de álcool no sangue, tendo em consideração o sexo, o peso e o consumo da pessoa. Assim, quem sair à noite e consumir bebidas alcoólicas, o alcoômetro também estima o tempo necessário para se voltar à taxa de alcoolemia zero ou àquela que é permitida por lei para conduzir.
Na página online da Grant’s é possível fazer o download gratuito do «Alcoômetro Grant’s» – que permite obter, em qualquer hora e em qualquer lugar, uma estimativa da taxa de alcoolemia com base na quantidade de álcool que ingeriu e o tempo estimado para voltar a conduzir.
O download do aplicativo é gratuito.
A taxa de alcoolemia é a quantidade de álcool existente no sangue de um indivíduo, em determinado momento, e expressa-se em gramas de álcool por litro de sangue (g/l). Esta taxa é facilmente atingida após a ingestão de 3 copos de vinho ou 0,5 litro de cerveja e depende de vários fatores como o tipo e quantidade de bebida ingerida, o momento da absorção (jejum/às refeições/fora das refeições), o peso e sexo e o estado de saúde e estado de fadiga do indivíduo.
A alcoolemia aumenta à medida que o etanol é absorvido pelo organismo e diminui lentamente de acordo com a degradação do álcool pelo fígado. O valor máximo da taxa de alcoolemia permitida pelo Código de Trânsito Brasileiro é de 0,2 g/l.
A Lei 11.705 determina que o limite de Álcool no sangue Tolerável que antes era de até 0,6g/l, foi reduzido para zero, entretanto devido a margem de erro dos aparelhos de medição, ficou estabelecido uma tolerância de 0,2g/l (0,02%).
Percurso do álcool
Do álcool ingerido, apenas dez por cento é eliminado pela respiração, pelo suor e pela urina e os restantes 90 por cento são transformados pelo fígado. As bebidas consumidas são absorvidas pelo estômago e intestino delgado. Os alimentos podem ajudar a reduzir esta absorção, por isso o álcool afeta mais depressa um estômago vazio.
Uma vez no corpo, o álcool entra na circulação sanguínea através da qual chega ao coração, cérebro, músculos e outros tecidos. E isto acontece em poucos minutos produzindo, normalmente, um efeito agradável. Como o corpo não armazena o álcool, tem que se libertar dele. É no fígado que o álcool sofre uma série de reações químicas, sendo primeiro transformado em acetaldeído, uma substância tóxica, responsável pela ressaca.
Esta substância transforma-se em acetato sendo libertada através da urina. A capacidade do organismo processar o álcool depende de vários fatores como a idade, o peso e o sexo. Mas isto acontece sempre muito lentamente. O organismo elimina, em média, 0,10 g/l de álcool no sangue, por hora, e não há modo de acelerar isto. Assim, uma pessoa que tiver uma taxa de alcoolemia de 0.5 g/l, precisa de cinco horas para atingir uma alcoolemia de 0,0g/l.
NOTA: O software da como normal (permitido) de 0,47g/l, ressalto que este valor é para a Europa, não para o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário