Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

EAD

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

CROCODILO GIGANTE CAPTURADO NAS FILIPINAS


O crocossauro é suspeito de ter matado um pescador na região, em julho, e, desde então, vem sendo caçado pelos habitantes de Bunawan. Ele teria sido responsável por vários outros ataques.
Cox Elorde, o prefeito da cidade filipina de Bunawan deu ordem para que o crocodilo gigante que foi capturado por lá não fosse executado. 
Animal capturado - Vai virar atração turística
O bicho mede 6,4 m e pesa uma tonelada. Trata-se de um crocodilo-poroso, o maior réptil que existe na terra. Nas Filipinas, ninguém jamais viu animal tão grande. Essa espécie pode chegar até 7 m e é um crocodilo de água salgada. 
O animal capturado é um macho – porque, nesta espécie, as fêmeas não se desenvolvem além dos 3 m de comprimento. 
No último sábado (3/09), o pesadelo acabou. Ele foi capturado através de uma armadilha e, para tirar o mostro de dentro do riacho onde ele foi pego, foi necessário o esforço somado de 100 filipinos. Depois de o terem visto numa enseada, os caçadores lançaram quatro armadilhas, que o animal destruiu. Depois usaram armadilhas com cabos de aço e finalmente conseguiram capturá-lo.
Agora, segundo o prefeito, o bichão será atração de um parque temático no sul da cidade.
- Ele foi transformado de ameaça em  fonte de renda.
 CRODODILO DE ÁGUA SALGADA
Crocodilo de água salgada
Nome científico: Crocodylus porosus
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Crocodylia
Família: Crocodylidae
Género: Crocodylus
Espécie: C. porosus
Distribuição Geográfica
Estes répteis gigantes habitam um pouco por todo o Norte da Austrália e ainda no Bangladesh, Brunei, Myanmar, Burma, Camboja, China, Índia, Ilhas Andaman, Indónesia, Malásia, Palau, Ilhas Carolina, Papua, Nova Guiné, Filipinas, Singapura, Sri Lanka, Ilhas Salomão, Tailândia, Vanuatu e também nas Ilhas Banks.
Outros Nomes
Crocodilo-do-estuário, Crocodilo-do-Indo-Pacífico, Singapore Small Grain, Saltie, Baya, Buaja, Buaya maura e Gator.
Quase extinto
Esta espécie esteve quase à beira da extinção em alguns locais, já que havia muitos relatos de ataque a humanos. Como represália, os habitantes caçaram crocodilos durante largas dezenas de anos de uma forma intensiva. No entanto, uma lei do governo australiano do início dos anos 70 do século XX, veio proteger esta espécie. Agora, é possível encontrar grandes concentrações destes animais em várias zonas no Norte do território australiano, em alguns casos competindo com os humanos por zonas onde nunca se tinha registado a presença destes animais. Isto porque, apesar de serem encontrados maioritariamente em zonas de água salgada ou salobra, estes animais podem viver em água doce como qualquer outro crocodilo. São também frequentes os relatos de avistamento de grandes crocodilos a dezenas de quilómetros da costa, em pleno oceano.
O crocodilo-de-água-salgada, crocodilo-marinho ou crocodilo-poroso (Crocodylus porosus) é o maior réptil existente na atualidade e pode ser extremamente perigoso para o homem.
Alimentação
Como todos os crocodilos, esta espécie ataca qualquer animal que se aproxime da berma da água, seja um canguru, uma cabeça de gado, um cão ou mesmo um Homem, é apenas o seu instinto de sobrevivência a impeli-los para o alimento.
Tamanho e peso
Um crocodilo de água salgada pode atingir os 7 m de comprimento e pesar mais de 1000 kg.
Só os machos conseguem chegar a grandes dimensões

2 comentários:

  1. Que contraditório! O homem é periculoso para qualquer espécie. É só não invadir o habitat alheio.

    ResponderExcluir
  2. Falar que um animal é assassino é brincadeira, pois ele só se defende perante qualquer situação de perigo. Esta espécie de crocodilo esta tendo seu habitat natural sendo devastado, então qualquer contato com outro ser pode ser fatal.

    ResponderExcluir