Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

BOA VIZINHANÇA, FAZ BEM PARA A SAÚDE


Confiar na vizinhança pode ser bom para a saúde, revela estudo.
Partilhar os recursos da comunidade pode ajudar a preencher a lacuna de confiança no bairro
De acordo com um novo estudo da Universidade de Missouri, aumentar a confiança nos vizinhos está associado a uma melhoria da saúde.
Uma vez que “os seres humanos fazem comparações interpessoais a fim de avaliar as características individuais, tem sido sugerido que uma posição relativamente baixa, ou o sentimento de estar abaixo de outra pessoa financeiramente, conduz ao stress e a emoções negativas como hostilidade, vergonha e desconfiança, e a saúde sofre como consequência”, explicou Eileen Bjornstrom, professora assistente de sociologia.
No estudo, Eileen Bjornstrom descobriu que os entrevistados com maiores rendimentos em relação à sua comunidade, eram mais propensos a desconfiarem dos vizinhos. Simultaneamente, tendo em conta fatores como o nível de escolaridade, rendimentos e idade, as pessoas que relataram que os seus vizinhos são de confiança, também relataram uma melhor saúde.
“Se os indivíduos ricos são menos propensos a confiar nos vizinhos mais pobres, poderia ser benéfico tentar superar alguma da desconfiança que leva a problemas de saúde”, afirmou a investigadora.
Mais acrescenta: “É possível que partilhar os recursos da comunidade que promovem a interação, como as calçadas, áreas de laser como os parques, possam ajudar a preencher a lacuna de confiança no bairro e também promover a saúde e o bem-estar. O aumento da coesão da comunidade poderia beneficiar os moradores de todos os escalões econômicos”.

2 comentários:

  1. Ter convivência mais estreita com vizinhos e com amigos é essencial para nossa sobrevivência. É isso que nos faz criar vínculos de amizade, solidariedade e ter respeito pelas diferenças. Sem vizinhos e sem amigos eu estaria irremediavelmente perdida. O bom da vida é se dar, se doar e receber afeto, carinho, confiança, etc. Viver e conviver é uma troca quase sempre agradável, lembrando que as diferenças também fazem parte e também contribuem para aperfeiçoamentos de nossas próprias essências.

    ResponderExcluir
  2. BOA CONVIVÊNCIA COM BASTANTE HARMONIA É SALUTAR MESMO.

    ResponderExcluir