Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

TROCA DE INFORMAÇÕES ENTRE CÉLULAS PODE PÔR FIM À CALVÍCIE


Cientistas descobrem fonte de sinais que desencadeia crescimento do cabelo
Investigadores de Yale, EUA, descobriram a fonte de sinais que desencadeia o crescimento do cabelo, uma revelação que pode conduzir a novos tratamentos para a calvície.
Os cientistas identificaram células-tronco dentro da camada de gordura da pele e mostraram que eram necessários sinais moleculares a partir dessas células para estimular o crescimento de pelos em ratos, segundo o estudo publicado na revista Cell
Homens carecas ainda têm células-tronco nas raízes dos folículos
“Se conseguirmos fazer com que as células de gordura na pele troquem informações com as células-tronco adormecidas na base dos folículos pilosos, podemos fazer o cabelo crescer novamente”, disse Valerie Horsley, autora principal do estudo.
Homens carecas ainda têm células-tronco nas raízes dos folículos, mas estas perdem a capacidade de dar início à regeneração do cabelo. Os cientistas sabem que as células-tronco do folículo precisam de sinais de dentro da pele para fazer o cabelo crescer, mas a fonte desses sinais tem sido imprecisa.
A equipe de Valerie Horsley observou que quando o cabelo morre, a camada de gordura no couro cabeludo encolhe. Mas quando o crescimento do cabelo começa, a camada de gordura expande-se num processo chamado adipogênese.
Com isto, os investigadores descobriram que era necessário um tipo de célula-tronco envolvido na criação de novas células de gordura para a regeneração do pelo de ratos. E constataram ainda que essas células produzem moléculas chamadas PDGF (fatores de crescimento plaquetário derivados), que são necessárias para produzir crescimento do cabelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário