Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

NOVAS DESCRIÇÕES DO «AUSTRALOPITHECUS SEDIBA» CERTIFICAM-NO COMO ANTEPASSADO HUMANO


Um ano após primeiros estudos, cientistas revelam novidades deste hominídeo primitivo
Crânio daquele que pode ser o mais antigo antepassado direto do «Homo sapiens»
Num artigo publicado há pouco mais e um ano na revista «Science» e divulgado  «Ciência Hoje» dava-se a conhecer um provável antepassado direto do gênero Homo, o australopiteco Australopithecus sediba que viveu há 2 milhões de anos em África. Os restos estudados correspondiam a uma mulher de aproximadamente 30 anos e de um menino de 10.
Agora, a mesma revista publica cinco estudos diferentes onde são descritos novos pormenores da anatomia desta espécie. As descobertas, dizem os especialistas, põe mesmo em causa algumas teorias existentes sobre a evolução humana. 
Australopithecus sediba tinha tanto características primitivas – um cérebro pequeno – mas outras muito semelhantes aos humanos – como a pélvis mais desenvolvida, mãos aptas tanto para subir às árvores como para construir ferramentas e bipedismo. As suspeitas de que este poderia ser o melhor candidato a antepassado direto do Homo parecem estar confirmadas.
Nestes estudos é feita a descrição mais completa de um hominídeo primitivo, da pélvis mais completa, bem como o scanner de alta resolução mais preciso de um crânio. Analisam-se também novas peças do pé e do tornozelo.
Através de técnicas paleomagnéticas e de datação de sedimentos do sítio onde os ossos foram achados (Malapa, na África do Sul), investigadores da Universidade Victoria (Melbourne, Austrália) chegaram à conclusão que estes têm 1,977 milhões de anos. Tornam-se assim os mais antigos fósseis onde se registam características humanas.
Apesar de ter a forma de um cérebro humano, o crânio do sediba é muito mais pequeno, apenas 420 centímetros cúbicos (o ser humano atual tem entre 1200 e 1600). Esta descoberta põe em causa, dizem os especialistas, a teoria que defende a gradual ampliação do cérebro durante a transição do Australopiteco para o Homo.
Outro estudo revela que este antepassado tinha uma pélvis muito parecida com a humana, e que não corresponde com a capacidade do crânio. As mãos e os pés mostram também uma mistura entre características primitivas e modernas. As características da mão sugerem mesmo que este ser pode ter fabricado ferramentas antes do Homo habilis.
Os mesmos inferiores indicam que apesar de treparem às árvores, estes seres também caminhavam e corriam utilizando as duas pernas. A forma do tornozelo é considerada “surpreendente”: a articulação lembra a de um ser humano, com o arco e o Tendão de Aquiles bem definidos, mas o calcanhar e a tíbio parecem de um símio.
Os artigos podem ser consultados aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário